Processo de reciclagem do vidro

Dicas essenciais para iniciar seu negócio na reciclagem do vidro

Tal qual os outros materiais o grande problema do vidro consiste na coleta dos materiais, e o maior cuidado a ser tomado no processo de reciclagem do vidro consiste na retirada das impurezas presentes no material. Todo cuidado deve ser tomado em relação às impurezas para que o reciclador ou coletador possa agregar mais valor ao produto.

Os principais contaminantes presentes no vidro e que devem ser separados são os gargalos de metal, tampas e outros materiais diferentes presentes neste tipo de embalagem. Os cacos devem chegar as vidrarias isentos de qualquer impureza de outra natureza tais como: Pedras, pedaços de madeira, ferro, plásticos, etc.

Todos estes materiais provocam algum tipo de problema na hora da fabricação, alguns interferindo na qualidade final do produto outros podendo inclusive causar danos ao forno. Nem todo tipo de vidro pode ser reciclado devido a presença de produtos diferentes dos usados em embalagem na sua composição original. O ideal é que o vidro destinado às vidrarias para posterior reciclagem passe por um processo de separação cuidadoso a fim de garantir a qualidade do material. Os rótulos de papel não apresentam problema pois queimam totalmente no interior do forno.

Reciclável

Recipientes em geral, copos, garrafas de vários tamanhos, embalagens de molhos, etc.

Não recicláveis

Vidros planos, espelhos, lâmpadas, tubos de tv, cerâmica, porcelana.

Moinho triturador de vidro

Para o aproveitamento adequado e um aumento no valor agregado do produto o ideal é fazer a pré lavagem das garrafas retirando das mesmas todo tipo de contaminante. Após a separação as garrafas deverão ser trituradas a fim de diminuir o volume para o transporte. As garrafas são colocadas na moega, sobem pela esteira e são trituradas na câmara de moagem, estando prontas para o transporte.

O triturador de vidro móvel é um equipamento muito usado em outros países e seu uso é pouco difundido entre as cooperativas no Brasil. Normalmente o equipamento usado em nosso país é o moinho triturador.  O triturador é colocado sobre um tambor onde são depositados os cacos. Um modelo mais simples e fácil de manusear, ideal para pequenas quantidades de vidro. Já o triturador de vidro móvel se adapta melhor a grandes quantidades, pela facilidade de transporte.

Triturador de vidro móvel

Dicas para quem quer montar um negócio como este:

– Pesquisar na sua região em todos os órgãos governamentais ligados a área e indagar sobre programas de coleta de onde você possa comprar seu material

– Desenvolver parcerias com Ong’s e Empresas privadas

– Desenvolver canais de compra de material em outras regiões

– Desenvolver seu próprio programa de coleta

Unidades de Moagem e Lavagem de Vidro:

– Linhas de Moagem e Lavagem = U$ 35.000,00 a U$ 70.000,00

– Triturador (tambor) = US$ 500,00 (preço estimado)

– Área = 200 a 1000 m2 (estimada)

– Galpão = 50 a 100 m2 (estimada)

– Energia = em unidades pequenas não é necessário transformador, entrada trifásica normal

Fonte: reciclaveis.com.br