Com uma vertente ecológica, Sede do Banco Europeu de Investimentos ganha imenso edifício tubular em vidro promovendo a integração
Nem sempre é fácil manter a concentração durante oito horas de trabalho. A posição sentada, a falta de ar puro e o stress do trabalho são fatores que precipitam a chegada do cansaço. No entanto, existem lugares que podem ajudar na concentração e bem estar no ambiente de trabalho. Escritórios verdadeiramente ecológicos, que ultrapassam a barreira das quatro paredes e privilegiam o contato com a natureza.
Pelas suas características, a sede do Banco Europeu de Investimentos, em Luxemburgo, projetado pela empresa alemã Ingenhoven Architects, ganhou o primeiro lugar no prêmio Emilio Ambasz de arquitetura sustentável para edifícios internacionais. Constituído por uma estrutura de metal com vidros triangulares, o edifício foi premiado por sua vertente ecológica, eficiência energética e disposição de salas, promovendo a interação e a comunicação.
A sede do BEI é composto por uma estrutura tubular em vidro e aço com 170 metros de comprimento. Como o edifício é inteiramente coberto por vidro, ao todo são 13 mil m² de área envidraçada, a luz do dia penetra por todos os ângulos. As janelas permitem que os funcionários controlem individualmente a sua abertura, assim como a temperatura e iluminação. O edifício possui jardins de Inverno e de Verão, e recebeu a certificação de “Muito Bom” no programa britânico BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method).
Fonte: Greensavers