Obra-prima da arquitetura sustentável, consumo energético do edifício foi reduzido por uma série de jardins suspensos e fachadas em vidros low-e.
O hotel PARKROYAL on Pickering, localizado perto do centro financeiro e comercial de Singapura, reinterpreta e revigora o conceito de edifícios que preservam o espaço verde, se transformando em um marco urbano expressivo para o país.
Projetado pelo escritório WOHA Architects, o hotel possui 15.000 m² de jardins suspensos e temáticos, estruturados em terraços escalonados que se confundem com um parque tropical. O plano atende com maestria à necessidade de criação de edifícios verdes, completamente voltados para um modelo agro-urbano.
Sua arquitetura é fundamentalmente orgânica, enquanto sua geometria fluida exibe certo grau de complexidade. Camadas onduladas de concreto pré-moldado entrelaçam os espaços públicos e o estacionamento, com destaque para o amplo porte-cochère, que parece ter sido esculpido com o material.
Logo na entrada, um imponente lobby envidraçado proporciona contraste com a vegetação. O verde floresce em todo o complexo, e as árvores e jardins parecem fundir-se com a vista de um parque adjacente.
Os jardins suspensos, cobertos por plantas tropicais, palmeiras e outras diferentes espécies, foram nivelados nos andares que abrigam os quartos de hóspedes, ganhando a função de telhados verdes.
Estes telhados são responsáveis por proporcionarem sombreamento e manutenção da temperatura interna dos quartos mais constante e confortável. O consumo energético do edifício foi reduzido ainda mais devido à especificação de vidros com baixa emissividade (Low-e).
Fonte: Home DSGN
Fotos: Patrick Bingham-Hall