Criação do designer francês Vivien Muller, bonsai solar possui 27 painéis fotovoltaicos no lugar das folhas e uma bateria nas raízes
Há cerda de um mês, um menino de 13 anos ganhou destaque ao propor um novo arranjo de painéis solares. Em seu experimento, Aidan Dwyer criou uma réplica de árvore em PVC onde as folhas seriam os painéis solares.
Dwyer comprovou ainda que o crescimento das folhas e galhos em uma árvore seguiam a famosa sequência de Fibonacci, o que para ele, só poderia estar relacionado à uma melhor captação de luz solar, proporcionando uma maior eficiência na fotossíntese.
Agora, o designer francês Vivien Muller, desenvolveu uma nova versão da árvore solar, tomando por base os bonsais, famosas miniaturas de árvores muito cultivadas pelos japoneses.
Batizado de Electree, o aparelho foi idealizado para recarregar aparelhos móveis utilizando energia solar. A versão de plástico da árvore oriental possui painéis fotovoltaicos no lugar de suas folhas e, em vez de raízes, tem uma bateria recarregável com energia solar.
De acordo com o site americano Geek.com, tomar conta desse bonsai é muito mais fácil do que o original, o máximo que você terá que fazer é limpar os painéis solares de vez em quando.
Os 27 painéis recarregam a bateria de 13.500mAH da Electree e o mais interessante é que depois da bateria carregada – a carga completa precisa de 36 horas de exposição ao sol – , o usuário pode utilizar a árvore para recarregar seus aparelhos móveis com o auxílio de um cabo USB.
Outro detalhe que chama a atenção é a possibilidade de ajustar a posição dos painéis solares, buscando otimizar a captação de luz solar e permitindo que cada árvore se molde ao gosto de seu proprietário.
O designer está aguardando 400 pedidos do produto para começar a fabricação da Electree. O pedido pode ser feito pelo site Ulule, custando em torno de US$ 400 (cerca de R$ 730).
Assista à entrevista do designer Vivien Muller (em francês)