Conheça o ousado projeto Iluminação Reciclada

Em fase de protótipos e carecendo de investimentos, projeto “Iluminação Reciclada” produz lâmpadas LED a partir de lâmpadas fluorescentes recicladas

Lampada LED Reciclada
Primeiro protótipo de lâmpada LED reciclada. Alia as vantagens da iluminação LED à reciclagem de lâmpadas fluorescentes e reatores químicos

No brasil anualmente são descartadas cerca de 70 milhões de lâmpadas fluorescentes, segundo dados da Apliquim, empresa especializada em engenharia ambiental. Mas o grande problema desta estatística, é que uma lâmpada fluorescente contém, em média, 10mg de mercúrio e quando quebrada emite vapores de mercúrio que são absorvidos pelos organismos vivos, contaminando-os.

Uma única lâmpada pode contaminar 20 mil litros de água, atingindo solos e provocando diversos males à saúde. E outra estatística ruim é que apenas 6% destas lâmpadas são descartadas corretamente. Logo um impasse é estabelecido na relação entre meio ambiente e lâmpadas fluorescentes, pois da mesma maneira que economizam energia, elas geram lixo tóxico. E justamente desta temática surge o projeto “Iluminação Reciclada”, concebida pela Radak Sul Engenharia.

Lâmpadas LED produzidas com 80% de material reciclado. Aliando grande autonomia, elevada vida útil e baixo custo, além dos benefícios já conhecidos da iluminação LED, como efeiciência energética, bom índice de reprodução de cores ( IRC mínimo de 60), resitência a impactos, não emite ultra violeta nem infravermelho, não atrai insetos e não degrada pinturas.

No final dos anos 90 as lâmpadas LED começaram a surgir em reposta aos problemas da iluminação fluorescente e revolucionaram o mercado. Mas a proposta da Radak Sul não é apenas projetar mais um tipo de lâmpada LED, e sim desenvolvê-la a partir da reciclagem de lâmpadas fluorescentes e reatores eletrônicos, geradoras de grandes volumes de lixo elétrico e tóxico.

“Mais do que apenas reciclar, é construir uma nova concepção no aproveitamento destes recursos. Não nos enganemos retrabalhar o lixo eletrônico produzido no mundo é um imenso desafio”, ressalta o Eng. Fernando Kiszewski, da empresa, Radak Sul.

“Hoje, mais do que em qualquer outro momento, necessitamos com urgência reciclar idéias e materiais”, comenta Kiszewski. O projeto iluminação reciclada é a simples aplicação deste conceito.

Produzir lâmpadas LED viáveis a partir deste material é inovar esta tecnologia. Lâmpadas de baixo custo, mais econômicas, não poluentes e munidas de dispositivos inteligentes com diversas funcionalidades, são alguns dos diferenciais desta nova era da iluminação.

Grande parte (mais de 90%) do material eletrônico empregado nos reatores de lâmpadas fluorescentes compactas apresenta condições de reutilização. Esta “matéria prima”, quando bem incorporada ao sistema produtivo de fabricantes e recicladoras, contribuirá na diminuição dos custos de produção, podendo proporcionar uma reciclagem menos onerosa com ganhos ambientais significativos.

Iluminação reciclada é um projeto embrionário e que está gradativamente evoluindo. Os trabalhos e pesquisas são realizados com investimentos próprios e por conta disso os avanços e aprimoramentos são lentos. A iluminação a LED já é uma realidade, reduzir seus custos e melhorar resultados ambientais são alguns dos principais desafios desse projeto.

No vídeo “Iluminação Reciclada” produzido para divulgar este projeto são apresentados alguns dos protótipos desenvolvidos entre outras possibilidades desse universo. Veja o vídeo

Fonte: Investimentos e Notícias