Carregador solar em forma de película para smartphones e tablets

Semelhante a uma película protetora, conceito permite carregar celulares com energia solar sem comprometer a visualização e usabilidade da tela.

pelicula-solar-fotovoltaica-para-smartphones-e-tablets-ucla

 

Pesquisadores da Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, anunciaram esta semana o desenvolvimento de uma película translúcida capaz de transformar telas de smartphones e tablets em painéis solares. Segundo os responsáveis pelo projeto, a película solar poderá revestir qualquer superfície de vidro, possibilitando sua aplicação em janelas e até mesmo no teto solar de um carro.

Em comunicado de imprensa, a UCLA informou que o painel possui quase o dobro da eficiência de uma célula solar criada por eles em 2012. A nova película é composta por duas camadas de células solares de polímero muito finas, ao contrário da anterior, que possuía apenas uma.

Outra vantagem está no fato da película anterior utilizar apenas células transparentes, atingindo uma taxa de conversão de energia solar em elétrica de apenas 4%. Já a nova película, por utilizar uma combinação de células transparentes e translúcidas, atinge uma taxa de 7,3%.

De acordo com os pesquisadores, as novas células podem desempenhar o papel de carregador solar para smartphones e tablets, pois sua aplicação em telas sensíveis ao toque não compromete a visualização e usabilidade.

As películas ainda estão em fase de testes e, portanto, ainda não possuem data para chegar ao mercado. Mas segundo os pesquisadores, as células foram processadas ​​com baixas temperaturas, tornando-as relativamente fáceis e baratas de serem fabricadas.

Fonte: UCLA