Arena Corinthians apresenta seu grandioso projeto de iluminação

Estádio do Corinthians contará com maior projeto de iluminação do mundo. Na parte externa, um mega telão de LEDs mostrará imagens da torcida.

arena-corinthians-tera-telao-led-e-paineis-solares-na-cobertura-de-vidro
A iluminação interna será composta pelas tecnologias mais eficientes e econômicas do mercado, além disso, os 4.500 m² de sua cobertura de vidro serão equipados com painéis solares.

 

O Corinthians divulgou na última quinta-feira que o seu futuro estádio em Itaquera (São Paulo) terá o melhor projeto de iluminação do mundo. Em entrevista coletiva, Aníbal Coutinho, arquiteto da Arena Corinthians e Sérgio Costa, gerente da área de Projetos e Soluções OSRAM no Brasil, apresentaram detalhes a respeito da iluminação do estádio.

Segundo comunicado de imprensa, o palco de abertura da Copa do Mundo 2014 contará com diversas soluções luminotécnicas da OSRAM. Painéis de alta resolução serão utilizados como placares, e na fachada do estádio, um telão de LEDs com 170 m de comprimento e 20 m de altura, mostrará imagens da torcida durante as partidas.

“A solução dos telões é a mais moderna existente. São quatro telões (internos) de altíssima definição e o maior telão do mundo (do lado externo), que não visa mostrar publicidade, mas a torcida pulsante do Corinthians”, afirmou Aníbal Coutinho. O painel vai ser construído de frente para o estacionamento do estádio. No entanto, só deverá funcionar em dias de jogos, segundo o arquiteto.

De acordo com Sergio Costa, especialista em projetos luminotécnicos, o campo da arena terá a “melhor iluminação do mundo”, com aproximadamente 5.000 lux (unidade de medida para a iluminação de um ambiente). Este número representa um nível de iluminação 50% acima dos padrões exigidos pela FIFA, porém com facho de luz controlado, o que evita ofuscamento no público presente.

“Para deixar bem claro essa questão da melhor iluminação do mundo. Um escritório muito bem projetado tem nível de 500 lux. Outra referência é aquele circuito de Fórmula 1 de Cingapura, que transforma a noite em dia. Lá tem 3.000 lux de iluminação. O estádio terá nível de eficiência muito alta, acima do exigido pela Fifa. A gente pode dizer, sem dúvida nenhuma, que é a melhor iluminação de estádio do mundo”, disse.

A iluminação interna será composta das tecnologias mais eficientes e econômicas do mercado, como lâmpadas fluorescentes e luminárias de LED. Tudo com um alto nível de uniformidade horizontal, proporcionando a melhor iluminação, tanto para o público presente, quanto para a transmissão de TV em alta definição.

Entre as vantagens apontadas, está a economia de energia. “Esta tecnologia garante uma drástica redução da quantidade de pontos de luz necessários, proporcionando enormes reduções no consumo de energia e também nos custos de instalação, operação e manutenção”, garante Everton Mello, presidente da OSRAM.

Além disso, o arquiteto adiantou que todos os vidros da cobertura do estádio serão equipados com painéis solares, para captar energia solar e transformá-la em energia elétrica. “A geração de energia vai estar nos 4.500 m² de vidro da cobertura. Nós não vamos ter só geração de energia por células fotovoltaicas, mas também eólica (por meio do vento)”.

A empresa contratada para executar o serviço de iluminação da Arena Corinthians foi a responsável pelo projeto de iluminação do estádio alemão Allianz Arena e do da cidade de Durban, na África do Sul. A OSRAM também participou dos projetos dos estádios das cidades de Varsóvia e Gdansk, na Polônia, e Kiev e Lviv, na Ucrânia, sedes da Eurocopa. No Brasil, a empresa também foi responsável pela nova iluminação do Cristo Redentor, em março de 2011.