Foi criado na Alemanha o vidro amigo dos pássaros
As estimativas são de que mais de 100 milhões de aves morrem a cada ano nos Estados Unidos a partir de colisões com janelas e cerca de 250.000 colidam em vidraças por dia na Europa, segundo dados. A expectativa do fabricante do vidro Ornilux é Reduzir em 75% essas colisões, geradas por obstáculos que os pássaros não conseguem ver ou por serem enganados pelo reflexo de árvores em vidros de janelas ou paredes.
Desenvolvido e fabricado pela indústria alemã Arnold Glass, sediada em Remshalden, o vidro Ornilux possui um revestimento especial que ao ser refletido, cria desenhos semelhantes a teias de aranha, praticamente imperceptível para as pessoas, mas enxergada pelos pássaros.
O Ornilux recebe um revestimento ultravioleta, que forma a figura de um emaranhado semelhante a uma teia, sua única desvantgem é o custo, o valor do metro quadrado da linha Ornilux custa 50% a mais que vidros prórpios para fachadas. O Ornilux Mikado, versão mais recente do produto, foi premiado no Design Zentrum Nordrhein Westfalen, em Essen, Alemanha. Os juízes do concurso concluíram que a fabricação do vidro utiliza as mesmas técnicas empregadas pelas aranhas, para evitar que os pássaros colidam com suas teias, e as danifiquem.
A ONG americana Wildlife Conservation Society resolveu testar a novidade. Como experiência, um pedaço do vidro Ornilux foi instalado em uma área do Zoológico do Bronx, em Nova York. O resultado foi animador, nehum pássaro colidiu nele.
Fonte: treehugger