As tábuas de vidro para corte além de sofisticadas, dificultam a proliferação de bactérias e fungos
11/10/2010
As antigas tábuas de madeira para corte de carnes foram sendo substituídas pelas tábuas plásticas, até que descobriram as tábuas de vidro temperado, mais higiênicas e com alta resistência. Sua enorme aceitação em tão pouco tempo, deve-se à algumas propriedades importantes do vidro, como dificultar a proliferação de bactérias, fungos e odores, propriedades essas que levam laboratórios a especificar o vidro como matéria prima na maioria de seus instrumentos.
O mercado do vidro vem trabalhando a fim de difundir cada vez mais sua aceitação, oferecendo diferentes tamanhos formatos , cores, texturas e espessuras. Até mesmo a falta de alça para manuseio, constantemente criticada pelos consumidores, foi solucionada. Hoje facilmente encontramos tábuas de vidro com alças, isso é possível pois o vidro utilizado é temperado, que o torna cinco vezes mais resistente que o vidro comum e permite recortes e furos com total segurança. Outra vantagem do emprego de vidro temperado, é que em caso de quebra, o vidro se estilhaça não representando perigo de cortes profundos.
Com relação às opções encontradas no mercado, as mais comuns são as tábuas retangulares e redondas, suas cores variam entre incolor, verde, cinza, bronze, azul e há também as serigrafadas ( espécie de pintura em vidro). Já as espessuras padrões são apenas três, 6mm, 8mm e 10mm.