Protótipo da Mini, Rocketman Concept possui teto de vidro iluminado com os contornos da bandeira do Reino Unido
A Mini vai estrear um protótipo denominado Rocketman no Salão Automóvel de Genebra, na Suíça, que tem início nesta terça-feira (1°). O novo veículo é um 3+1 que utiliza um chassi “spaceframe” em carbono para reduzir o peso do conjunto, permitindo à marca britânica anunciar a integração futura de motores que venham a garantir a este modelo um consumo médio de 3 L/100km.
O pequeno Rocketman Concept tem 3,4 m de comprimento, dimensão que o aproxima do modelo original de 1959, 1,9 m de largura e 1,4 m de altura. A entrada no veículo é feita através de duas portas com dobradiça dupla e os bancos permitem várias configurações, o que permite que a capacidade da bagageira seja adaptável às necessidades. O acesso à bagageira é feito por um portão que abre ao estilo hatchback e por uma secção inferior que abre como uma gaveta.
Apesar das pequenas dimensões da cabine, a marca britânica afirma que o seu “bebê” tem espaço suficiente para carregar até quatro adultos. Há apenas três assentos visíveis, mas um quarto banco escamoteável está disponível na traseira.
Ao nível exterior, destacam-se os faróis redondos de grandes dimensões e uma grade dianteira com contornos cromados, as lanternas traseiras, são formadas por LEDs que saem da carroçaria, criando um belo efeito ótico. No entanto, o maior destaque do Rocketman é o teto em vidro, com os contornos da bandeira do Reino Unido, que pode ser recriada através do sistema de iluminação.
No tablier, o protótipo estreia algumas soluções tecnológicas, como a utilização de uma “track ball” no volante que permite comandar vários sistemas do automóvel, como, por exemplo, navegar na Internet, outra das novidades deste protótipo. O Rocketman Concept possui ainda uma unidade central de controlo, a qual pode ser removida e programada no computador de casa antes do início de qualquer viagem.
Fonte: Lusomotores