Modelo elétrico da Renault, Zoe chama atenção pelo design futurista e teto único em vidro
Provável sucessor do Clio, o Renault Zoe chega às concessionárias da marca no primeiro semestre de 2012. Ainda em fase final de desenvolvimento, a montadora francesa vem liberando detalhes sobre o modelo aos poucos. O que se sabe é que, assim como os outros integrantes da frota ecológica da fabricante, ele será movimentado por um silencioso motor elétrico, de 80 cv de potência, capaz de atingir 200 km/h de velocidade máxima, segundo os dados mais atuais.
O futuro lançamento também chama a atenção pelo design futurista, com teto de vidro, que junto ao parabrisa, fornece uma ótima luminosidade interna e também uma boa área de visão para o motorista e os passageiros. Outro destaque do protótipo é o sistema de climatização interna, que dentre outras funcionalidades, possui um aparelho dispersor de aromas relaxantes ou aromatizantes. Completando o clima zen, há um equipamento que emite luz terapêutica através da tela LCD no painel central.
De acordo com a Renault, apesar de possuir uma autonomia relativamente baixa, cerca de 160 km, a grande saída do ZOE é a rapidez que ele faz as recargas. Por 10 minutos conectados em uma tomada industrial (220 volts), por exemplo, a sua autonomia chega a 60 km, sendo necessária meia hora para preencher 80% da carga máxima. Em uma tomada doméstica, a situação fica mais drástica, 6 a 8 horas para preencher toda a carga. Outra vantagem do ZOE é que o usuário pode trocar as suas baterias, como no mesmo processo do botijão de gás ou das antigas garrafas de cerveja.
Fonte: carrobonito