Protótipo que recupera a sigla A2 ganha motorização elétrica e moderno teto panorâmico em vidro com controle eletrônico de transparência
O mega estande da Audi no Salão de Frankfurt 2011, na Alemanha, que acontece entre os dias 15 e 25 de Setembro, será o palco da apresentação da futura geração do A2, utilitário que a marca vendeu na Europa entre 1999 e 2005. O protótipo, equipado com um propulsor elétrico, promete antecipar uma nova tecnologia em iluminação LED, batizada de “matrix beam”.
A nova geração do modelo, surge ainda como protótipo, mas poderá estar à venda a partir de 2013. Segundo especulações da imprensa internacional, ele chegará para concorrer com o elétrico i3 MegaCity da BMW, recém-apresentado.
O A2 Concept carrega bastante tecnologia. O teto panorâmico, por exemplo, possui um material chamado de vidro eletrocrômico, capaz de controlar a transparência do vidro ao toque de um botão.
Esta tecnologia pode ser vista no modelo 2012 da Mercedez SLK, onde um teto de vidro permite alterar sua tonalidade ( para mais escuro ou mais claro), controlando a quantidade de luz e calor que entra no ambiente.
No interior, destaca-se o aspecto futurista, com acabamentos em alumínio e muita interatividade. O painel de controle, utiliza uma tela flutuante para mostrar ao condutor todas as informações sobre o veículo, além de permitir acesso à internet e aos diversos comandos do carro. Telas sensíveis ao toque nas laterais do volante permitem ao motorista controlar diversas funções do A2.
Quanto ao design, as novidades são a carroceria em alumínio e fibra de carbono, que contribuiu para a diminuição do peso e o feixe de lâmpadas de LED, que percorre toda a lateral da carroceria. Assim como os outros modelos da marca alemã, visto de frente os destaques são os faróis com luzes de leds, além da grade trapezoidal, semelhante à do A1.
Feito para transportar até quatro pessoas, em bancos individuais, o A2 possui dimensões compactas: 3,8 metros de comprimento, 1,69 m de largura e 1,49 m de altura.
Com relação à parte mecânica, a montadora alemã não liberou os dados oficiais, porém especulações dão conta de que se trata de um motor alimentado por baterias de íon lítio, capaz de gerar 113 cv de potência e torque de 27,5 kgfm, o suficiente para levar o A2 Concept a uma velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia do propulsor deve ficar em torno de 200 km, e a recarga completa, feita em qualquer tomada doméstica, vai durar 4 horas.