O Soiree é um decanter em formato esférico introduzido diretamente na garrafa como uma rolha.
Durante anos foram apenas amigos, que se encontravam nas horas mortas em New Jersey, EUA. A paixão pelo vinho uniu-os num negócio em comum e, hoje, o arquiteto norte-americano Andrew Lazorchak e o empresário português Lino Tavares podem gabar-se de ter dado vida ao primeiro decanter de vinho que se aplica na garrafa, o Soiree. Nos Estados Unidos, já faturou um milhão de dólares (757 mil euros) no ano passado e é vendido em mais de 250 lojas de especialidade e estabelecimentos comerciais do país. Mas foi Lino Tavares que o trouxe para Portugal e está iniciando a distribuição para a Europa.
O Soiree é como se fosse uma rolha de vidro em forma de balão, que é introduzida na garrafa. Mal esta é virada, o vinho começa a rodar dentro do decanter e vai “saltando” devido aos recortes desenhados no vidro. É isto que permite introduzir oxigénio ao vinho e fazê-lo respirar antes de servir ao copo.
“Os vinhos precisam respirar mas ninguém tem paciência para ir buscar um decanter ao armário, lavá-lo e esperar 45 minutos”, afirma o responsável pela Soiree Europa. Com este novo decanter, a oxigenação é mais rápida e o vinho pode ser consumido logo depois da abertura da garrafa.