Ainda em sua forma conceitual, linha ‘i’ da BMW surpreende pelo design futurista e transparente
A BMW revela sua nova linha “i” de veículos elétricos e híbridos. Os dois modelos – o i3, um hatchback urbano e o i8, um cupê esportivo – serão apresentados na forma de conceito durante o Salão de Frankfurt, que acontece entre 15 e 25 de setembro na Alemanha, e devem ganhar as linhas de produção entre 2012 e 2013.
O ar futurista da dupla deverá ser mantido nos modelos de produção. Apenas alguns detalhes serão mudados. Ambos trazem estrutura da carroceria em fibra de carbono com painéis em alumínio e motorização a combustão combinada com propulsão elétrica.
O i3, conhecido também como MegaCity, tem um motor elétrico de 170 cv (cavalos) de potência que passa sua força ao eixo traseiro e permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de oito segundos. A autonomia é de 160 quilômetros e 80% da recarga das baterias de íons de lítio podem ser feitos em apenas uma hora usando um carregador rápido; já em caso de uma tomada padrão (diferente do atualmente utilizado no Brasil, cabe lembrar) o modelo estará pronto para a estrada após ficar seis horas conectado. Ajuda na recarga também o sistema de freios regenerativos.
Para aumentar esta autonomia, a BMW vai disponibilizar um pequeno motor a gasolina para atuar como gerador de energia para as baterias. O i3 leva quatro passageiros em bancos individuais e tem capacidade para 200 litros de bagagem no porta-malas.
Já o i8 é uma evolução do igualmente conceitual Vision EfficientDynamics, mostrado no mesmo Salão de Frankfurt de 2009. Esportivo híbrido, o i8 tem traços contundentes e bastante futuristas. Como o i3, possui amplas áreas envidraçadas, além de portas totalmente em vidro que talvez não cheguem às linhas de produção, mas deixou no ar novas possibilidades de uso do material em busca de vistas panorâmicas e máximo de luminosidade para dentro da cabine.
O i8 combina um motor 1.5 a gasolina de 217 cv com um elétrico semelhante ao do i3, em um total de 328 cv. Muito embora ambos estejam instalados na dianteira, o primeiro impulsiona o eixo traseiro, enquanto que o elétrico move o dianteiro. A BMW revela uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos com um consumo médio de 33,3 km/l.
Fonte: Interpress Motor