Museu do vidro em Nova York

O Corning Museum of Glass em Nova York é considerado o maior acervo de vidro do mundo

Vista frontal do museu

O Corning Museum of Glass está localizado na cidade de Corning, no Estado de Nova York. No museu, o vidro não é apenas para olhar, ou olhar através. É possível explorar os sentidos, tocar, trabalhar e interagir com o vidro.

Considerada a melhor coleção do mundo de arte e de vidro histórico, devido aos mais de 45 mil objetos e 3.500 anos de história pesquisada sobre a indústria vidreira. Suas exposições contam a história da ciência e da tecnologia traçando um paralelo com as descobertas e inovações do vidro.

Durante todo o ano, um Glassworking Studio, oferece cursos para todos os níveis da indústria vidreira. Para os interessados em pesquisas o Rakow Research Library, é uma super biblioteca que possui uma das melhores coleções de material de pesquisas relacionados à arte e tecnologia do vidro.

Depois de viajar 35 séculos de história do vidro em galerias, vale uma passada no GlassMarket, com seus 18.000 metros quadrados divididos em oito lojas, onde é possível comprar relíquias do mundo do vidro. São mais de 15.000 itens, desde belas obras de arte por mais de 200 artistas emergentes e consagrados, até itens de utilidades doméstica,   jóias, acessórios, enfeites e raras coleções de todas as faixas de preços. Além disso, o GlassMarket é o maior acervo de livros, vídeos e imagens sobre a história da indústria do vidro.

Macchia Seaform group, por Dale Chihuly. Treinado nas escolas de vidraria em Veneza, Chihuly se inspirou em análogos de vida marinha.

Frutas de vidro na galeria de esculturas

Karen LaMonte é o nome da artista que começou a explorar o ser humano com suas primeiras esculturas de vidro soprado, até graduar-se na Rhode Island School of Design em 1990. Em 1999 recebeu uma bolsa Fulbright para fazer o seu trabalho na República Checa. Logo começou a trabalhar em esculturas de vestidos de vidro fundido e um dos primeiros exemplos disso é o Blue Dress, exposto no Corning Museum of Glass.

Fórmulas de vidro antigas - arqueólogos encontraram tábuas de argila inscritas com fórmulas para fabricação de vidro em meio as ruínas da biblioteca do rei Assurbanipal, que vivia em Nínive, no norte do Iraque, 688-627 aC. Estes textos revelam informações valiosas sobre o vidro na Mesopotâmia, mais de 2600 anos atrás.

O vidro esmaltado dourado dos séculos 12 a 15 representam as maiores conquistas dos fabricantes de vidro no mundo islâmico.

Barco de vidro da empresa Baccarat. Relíquia datada de 1900

Arte em vidro

Demonstração da fabricação de peças de vidro

O resultado será um elegante vaso azul

Exposição de vitrais da Tiffany

Vitrais para janelas da Tiffany encomendados para uma mansão neogótico construída em Nova York.

Bulbos para teste de lâmpadas de 1920.