A importância do vidro na história da perfumaria

Grupo Boticário lança site com espaço dedicado à história e importância do vidro na evolução da perfumaria

Site Espaço Perfume do Grupo Boticário
Suas características de material inerte, reutilizável e impermeável, aliadas à tecnologia empregada na fabricação, possibilitam a criação de frascos de vidro com diversos formatos, cores e acabamentos

 

O Grupo Boticário, que controla as marcas de consumo O Boticário e Eudora, lançou no dia (23/09) o site www.espacoperfume.com.br. A novidade conta a história da perfumaria nacional e internacional, por meio de dados e imagens que registram 5 mil anos da história do perfume, sua relação com a moda e, ainda, curiosidades sobre sua produção.

O site é a versão digital do acervo presente no Espaço Perfume Arte + História, iniciativa do Grupo Boticário e da Faculdade Santa Marcelina (Fasm) localizada em São Paulo. Por meio do endereço virtual, os internautas podem fazer uma degustação da mostra e aprender sobre a história da perfumaria.

Além do acervo digital histórico, o site www.espacoperfume.com.br ensina sobre a importância do vidro na história da perfumaria, mostrando um pouco da amostra contida no Espaço Wheaton – Conter e Contar, uma das áreas expositivas do Espaço Perfume Arte + História, que conta com exemplares da coleção da Wheaton Brasil, fornecedora de vidros do Grupo Boticário

 

Espaço Perfume Arte + Historia

Espaço Perfume Arte + História do Grupo Boticário e Fasm
No acervo, dois objetos originais surpreendem por seu valor histórico – um frasco de vidro datado de 1500 a.C. e um exemplar da célebre Eau de Cologne Royale – Jean Marie Farina, a famosa Água de Colônia, que se tornou a favorita de Napoleão Bonaparte

 

Localizado no bairro Perdizes, em São Paulo, o Espaço Perfume Arte + História possui acervo composto por mais de 500 peças históricas, entre objetos originais e réplicas. Permanente, gratuito e aberto ao público de todas as idades, o Espaço ocupa aproximadamente 210 m2 do piso térreo e mezanino de uma unidade anexa à Faculdade Santa Marcelina (Fasm), uma das mais renomadas instituições de ensino superior em Moda. É dividido em sete núcleos no térreo e três no mezanino, tendo mais de 20 vitrines. Equipamentos interativos e multimídias, que proporcionam resgate da memória olfativa e estimulam audição, visão e olfato, complementam o acervo do Espaço.

O objetivo do Grupo Boticário e da Fasm com o Espaço Perfume é oferecer à sociedade a oportunidade do contato interativo com a história do perfume, colaborando com a formação de estudantes de todos os níveis e com a cultura nacional. O projeto expográfico é assinado pela Base 7 Projetos Culturais e foi realizado com o apoio do Ministério da Cultura – por meio da Lei de Incentivo à Cultura – e patrocínio da Givaudan do Brasil e Wheaton Brasil, além da colaboração da SWAROVSKI ELEMENTS. Renata Ashcar, profissional especialista em perfumaria foi responsável pela curadoria dos núcleos do piso térreo do Espaço Perfume. Já Cecília Soares e Marta Oliveira Bagolin são as curadoras da exposição da Wheaton Brasil.

Presente no mezanino, o Espaço Wheaton, reforça a importância do frasco para a composição final do perfume. Com experiência de mais de um século na produção de embalagens de vidro e presente no país desde 1952, o Grupo Wheaton Brasil apresenta a história e tecnologia empregada na produção dos vidros de perfumes.

Frascos clássicos e premiados da perfumaria nacional compõem a mostra da empresa, incluindo as famosas ânforas, que se tornaram símbolo do Boticário. O Espaço Wheaton ainda proporciona um momento interativo para estimular a criatividade dos visitantes. Um aplicativo multimídia permite, entre outras atividades, criar um vidro de perfume com tampa, cor e dar nome ao produto. Temas ligados ao design, matéria-prima, decoração e sustentabilidade, além de um vídeo sobre o processo de fabricação dos vidros, complementam o espaço.

 

Santa Marcelina oferece pós voltada para o mercado de perfumes

Brasil é líder mundial no consumo de perfumes, com um faturamento de US$ 6 bilhões, ante os Estados Unidos, que teve faturamento de 5,3 bilhões em 2010

A Faculdade Santa Marcelina (Fasm) – unidade Perdizes – oferece a pós-graduação “A Cultura do Perfume: Essência e Ciência”. O mercado de perfumaria movimenta bilhões todos os anos, de acordo com a Euromonitor Internacional, empresa de pesquisa e análises de mercado e consumo. O Brasil, de acordo com esta organização, já é líder mundial no segmento.

Direcionada para profissionais das áreas de design, moda, marketing, administração, publicidade, dentre outras áreas, o objetivo deste curso é oferecer aos alunos o aprimoramento cultural; permitir que conheçam e permeiem o universo das sensações; apresentar a trajetória do perfume na história da cultura e da moda.

Os participantes terão a oportunidade de mapear o comportamento do consumidor em relação ao design da embalagem, estudar os métodos de adequação do produto ao mercado, conferir estratégias de marketing e de gestão de projetos especializados em produtos de prestígio, tendo como base a ética e a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Mais informações sobre o curso pelo portal www.fasm.edu.br ou na própria instituição (rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes). [[email protected]]

 

ESPAÇO PERFUME ARTE + HISTÓRIA

Entrada gratuita

Rua Dr. Emílio Ribas, 110 – bairro Perdizes – São Paulo – SP (em frente à Faculdade Santa Marcelina)

Horários de visitação:

– De terça-feira a sábado – das 10 às 18 horas

– Quinta-feira: das 10 às 20 horas

– Domingo: das 12 às 18 horas

(Última entrada em todos os dias – 40 minutos antes do fechamento)

Mais informações: (11) 2361-7728