Mercomóveis 2010 espera ser considerado um "evento verde"

A abertura oficial da MERCOMÓVEIS 2010 está agendada para as 14 horas do dia 23 de agosto no pavilhão 4 do Parque Tancredo Neves em Chapecó.

A solenidade contará com a presença de autoridades regionais e estaduais, expositores, lojistas e convidados. A Mercomóveis será realizada de 23 a 27 de agosto, das 13 às 20 horas, e está consolidada como uma das maiores feiras de móveis do país.

A feira é promovida pela Associação dos Madeireiros e Moveleiros do Oeste de Santa Catarina (Amoesc) e pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras, Moveleiras e Similares (Simovale), com apoio da Abimóvel, Apex Brasil, Brazilian Furniture, Funturismo, Prefeitura de Chapecó e Sebrae/SC. Tem patrocínio da Caixa Econômica Federal, Móbile, Fiesc/CIN, Arauco, Rochesa e Norton. Irá reunir cerca de 130 expositores e gerar negócios em torno de R$ 150 milhões de reais. São esperados cerca de 15 mil lojistas compradores.

Pela primeira vez, a Mercomóveis poderá ser considerada um “evento verde” através de uma inovação voltada para a responsabilidade sócio-ambiental. Com o slogan “Mercomóveis a caminho da sustentabilidade” serão implementadas duas ações: o gerenciamento do destino adequado dos resíduos da feira e a neutralização de emissão de carbono.

O plano de gerenciamento de resíduos visa destinar de maneira adequada o lixo gerado antes, durante e após a feira. O lixo orgânico e o lixo sanitário serão encaminhados para o aterro sanitário e o lixo reciclável será destinado à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Chapecó (ACMARC). Já o lixo não reciclável será levado ao aterro classe II.

A neutralização da emissão de carbono será certificada pela ONG Olho Verde, com aval da Unoesc de São Miguel do Oeste. Após contabilizado o volume de carbono emitido pela feira, árvores nativas serão plantadas no antigo lixão de Chapecó, no bairro Parque das Palmeiras. Também será oferecido aos expositores a possibilidade de compensação ambiental pela presença de cada indústria na Mercomóveis. Nesse caso, o número de árvores é definido por cálculo do espaço em metros quadrados ocupados pelo estande na feira.

PARALELOS

Quatro eventos paralelos serão realizados: as Rodadas de Negócios, com objetivo de aproximar os lojistas dos fornecedores; o IV Salão Design, exposição de produtos inéditos no mercado, com design próprio e assinado por profissionais da área; a 1ª Mostra de Máquinas Moveleiras, que pretende reunir cerca de 20 fabricantes e demonstrar o potencial da região; e os Encontros Empresariais, para a atualização de informações que resultem em modificações na gestão dos negócios.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional / portalmoveleiro.com.br