Feira voltada para o setor de embalagens, alimentos, refrigeração e indústria gráfica reúne mais de 600 expositores no Centro de Convenções de Pernambuco.
Os altos índices de crescimento da indústria e do comércio fazem com que a Embala Nordeste – Feira Internacional de Embalagens e Processos chegue a sua 5º edição com o dobro do tamanho que tinha em seu primeiro evento. A feira, já considerada um termômetro do aquecimento econômico da região, acontece entre os dias 23 e 26 de agosto no Centro de Convenções de Pernambuco e reúne os principais fornecedores da cadeia de equipamentos, produtos e soluções em embalagens.
Em 2010, por conta dos novos investimentos na região, a feira terá o dobro do seu tamanho inicial há cinco anos. Serão mais de 600 expositores instalados nos 23mil m2 do pavilhão. As expectativas de negócios são de R$ 900 milhões e estão integrados à Embala as feiras Alimentécnica Nordeste – maior evento da região no segmento de fornecedores na área de processos para setores de alimentos e bebidas, a Refrinor – Salão Nordeste de Refrigeração Comercial e Industrial que traz máquinas, equipamentos e componentes para refrigeração de ambientes e para conservação de alimentos e a Graphium Show – 5º Salão de Fornecedores de Equipamentos, Produtos e Serviços para Indústria Gráfica.
“O evento este ano está muito maior. Reflete o crescimento da indústria e comércio do Nordeste. Os investimentos estão chegando, o consumo está aumentando e as empresas sabem que precisam investir em linhas de produção modernas, em fornecedores eficientes e na qualidade do produto final”, explica o diretor da Greenfield Business Promotion, empresa organizadora da feira, Luiz Fernando Pereira.
De acordo com ele, essa é uma grande oportunidade das empresas locais terem acesso ao que há de mais moderno em equipamentos já que quase 70% dos expositores são provenientes do sul e sudeste. “Muitos equipamentos ainda não são produzidos na região. Vale lembrar também que a Embala NE é a única no Norte Nordeste a exibir máquinas industriais de grande porte em funcionamento e muitas delas com pronta entrega”.
Além dos equipamentos e matérias primas para o setor de embalagens, um destaque da feira este ano é a Alimentécnica cujo público-alvo são os fabricantes de alimentos e bebidas.
Grandes empresas estão investindo em Pernambuco e estados vizinhos e o empresariado local já se moderniza para competir de em pé de igualdade. Pelo outro lado, as gigantes do setor despertaram para importância de processar, embalar e apresentar produtos que reflitam o gosto e os costumes nordestinos.
Incorporada este ano à Embala e Alimentécnica, o evento conta ainda com a primeira edição da Refrinor – Salão Nordeste de Refrigeração Comercial e Industrial que traz máquinas, equipamentos e componentes para refrigeração de ambientes e para conservação de alimentos. “A Refrinor é uma feira certa, no lugar e no momento certo. Ela completa a cadeia industrial da Embala e Alimentécnica. Acontece na região que mais cresce no Brasil num momento em que dois dos setores de destaque na economia nordestina, são os de alimentos e bebidas, que utilizam bastante a refrigeração”, enfatiza André Mozetic, diretor da Greenfield.
Indústria Gráfica – Completando esta cadeia da economia, a feira também oferece espaço que reúne toda a cadeia de fornecedores para o mercado gráfico. Em sua 5º edição serão cerca de 100 expositores dos setores de pré-impressão, offset, impressão digital, rotogravura, acabamento e etiquetas, além de cursos, palestras e do Prêmio de Excelência Gráfica José Cândido Cordeiro. A Graphium Show é realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias Gráficas de Pernambuco – Sindusgraf e a Associação Brasileira das Indústrias Gráficas- Abigraf.
Fonte : Portal Fator Brasil | revistafator.com.br