Retratar o processo de fabricação de vidros, desde a matéria-prima até sua reciclagem, foi o foco do curso de Tecnologia e Reciclagem de Vidros.
Oferecido pelo laboratório de energias renováveis e conforto ambiental (LERCA), do campus de Fortaleza, de 23 a 26 de agosto. Com orientações sobre os riscos, as vantagens e as desvantagens da utilização do produto, o curso durou 20 horas/aulas, com a participação de profissionais e de alunos.
De acordo com a instrutora do curso Crislene Rodrigues da Silva Moraes, professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), os 20 participantes mostraram-se bastante interessados no assunto. “Houve o envolvimento dos alunos, que fizeram perguntas e participaram com entusiasmo. É perceptível o processo de aprendizagem, especialmente quando participam ativamente com questionamentos”, disse Crislene.
O curso abordou a microestrutura dos vidros, as propriedades do produto, a fabricação e a reciclagem do material. De acordo com a professora Crislene, as orientações dadas são semelhantes às dos cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia de Materiais, razão por que representam uma significativa aquisição de novos conhecimentos para profissionais que atuam ou pretendem atuar nessa área. Foto: Deborah Susane.
Fonte : ifce.edu.br