Espaços que agradem toda a família são alguns dos projetos do Casa&Cia Serra 2010, em Caxias do Sul
Os 25m² do Quarto do Casal projetado pelas arquitetas Claudia Rombaldi e Vanessa Reiriz, da Reiriz/Rombaldi Arquitetura, e por Luciana Fortuna, também arquiteta, foram pensados para propiciar conforto a um casal jovem, moderno e sofisticado.
– O dia a dia é tão corrido e agitado que as pessoas precisam encontrar um ambiente assim em casa: capaz de propiciar tranquilidade, calma e relaxamento – explica Vanessa.
– Achamos que o melhor lugar do mundo é um lugar que te deixa em paz – complementa Claudia.
Para atingir esse objetivo, as profissionais elegeram cores claras e linhas leves, reservando para o dourado o status de protagonista do décor. Ele colore sofisticados rodapés (com 60cm de altura), rodaforros (de 30cm) e o painel em frente ao leito, que comporta a TV de LCD de 32 polegadas e o DVD. Todos foram feitos em MDF com acabamento em pintura automotiva.
Acompanhando a tonalidade, a cabeceira da cama é estofada com tecido 100% poliéster na cor bege-metálico, com trabalhos em gomos nas laterais. No centro, destaque para o imponente espelho veneziano fabricado artesanalmente.
Uma divisória ganhou revestimento de papel de parede alemão com efeito de ondas em dois tons de dourado, que garante movimento ao ambiente.
Ao projetar o Quarto da Guria, de 18,78m², a arquiteta Andréia Milesi imaginou qual seria o melhor lugar do mundo para uma adolescente.
– Pensei num espaço onde ela se sentisse à vontade, podendo relaxar e receber as amigas – explica Andréia.
O dormitório ganhou móveis sob medida projetados pela arquiteta. Feitos em MDF com acabamento em laca branca e detalhes do mesmo material em tom rosa-claro, eles conferem uma atmosfera clean e, ao mesmo tempo, jovial.
A cama, disposta no centro do aposento, tem cabeceira e almofadas forradas com tecido estampado em tons de rosa. Nos pés, um painel comporta a TV de LCD de 17 polegadas, além de separar o ambiente do closet, garantindo privacidade às trocas de figurino.
Uma fita de led que alterna as cores vermelho, verde e azul delimita o espaço de descanso. A parede que integra quarto e closet foi forrada com papel de parede rosa-pink. À direita da cama – e integrada a ela –, uma bancada em laca rosa-claro serve aos estudos e à maquiagem. Acima dela, três prateleiras acomodam objetos decorativos.
Para o pré-adolescente que curte motos, o melhor lugar do mundo são as pistas e as trilhas. A arquiteta Patrícia Folle utilizou-se dessa paixão para desenvolver o Quarto do Guri, de 20,97m².
Entre os vários detalhes que remetem ao tema, destaque para o painel adesivado que reproduz uma foto do menino praticando o esporte e para o predominante papel de parede que reconstitui as freadas do pneu da moto sobre o asfalto.
A cama box, quase no centro do ambiente contemporâneo, tem cabeceira em MDF com um rasgo em L e forrada com papel de parede azulesverdeado. À direita, inicia uma bancada baixa, em MDF com acabamento em laca branca, que também assume o papel de mesa de cabeceira. Sobre ela caem dois pendentes de vidro em formato alongado, iluminados por minidicroicas. O roupeiro tem quatro portas revestidas em vidro pintado em azul-metal e perfi s de alumínio.
Em um recanto, poltrona estofada com tecido natural que mescla linho com algodão na cor azul-eletrônico e mesinha criada a partir de quatro pneus e tampo de vidro incolor temperado 8mm.
Um rebaixo de gesso no teto delimita o espaço da cama e desce pela parede aos pés do leito. O detalhe é valorizado por uma fi ta de led brancoquente embutida, conferindo um efeito aconchegante. Ao lado da TV de 26 polegadas, instalada em frente à cama, três prateleiras em MDF com pintura automotiva azul-metal acomodam enfeites, como capacetes e miniaturas de motos.
Agradar a dois irmãos adolescentes, um menino e uma menina, foi o desafi o proposto pelas arquitetas Andréia Milesi e Patrícia Folle, da Virtu Arquitetura, ao projetar o Banho dos Filhos, de 5,23m².
– O principal cuidado que tivemos foi com a escolha das cores, pois não podíamos deixar o ambiente muito feminino ou masculino – explica Patrícia.
O móvel da pia, em MDF com acabamento em pintura automotiva na cor azul-metal, ganhou tampo em silestone branco-zeus. É a cuba descontraída que confere jovialidade e modernidade ao conjunto. Acima dela, um espelho foi fi xado diretamente à parede.
O mesmo material reveste as duas portas do armário lateral, garantindo amplitude. No teto, um rasgo em L no gesso acompanha o ângulo formado pelos espelhos. Duas dicroicas e fl uorescentes embutidas no armário criam efeito de camarim.
Para revestir a parede do canto que comporta a pia, as arquitetas elegeram porcelanato em tons claros e que imita pastilhas de vidro. As demais paredes ganharam pintura off-white.
Fonte: penseimoveis