Arte em vidro na exposição Entrelace

A mostra será aberta hoje, às 20 horas, na Galeria Vicente Leite

Fortaleza – “Entrelace” traz o trabalho de sete artistas mulheres, ligadas à poética feminina.

Diferente do feminino do estereótipo, das flores e das naturezas mortas, a exposição “Entrelace” remete a um aspecto mais visceral desse universo, com base na sensibilidade e no olhar de sete artistas mulheres: Ana Cristina Mendes, Maíra Ortins, Glória Menezes, Jane Sandes, Sônia Guralh, Marina Soares e Lira Juraci.

Apesar das singularidades trazidas por cada uma das artistas, há certas proximidades, que no dizer de Ana Cristina Mendes, emerge do desejo de se entregar ao trabalho. “Quanto ao laço que une e entrelaça os trabalhos é um encontro possível, um ponto de urdidura que independe da escolha dos matérias da técnica de cada uma das sete mulheres artistas, uma vez que o ponto mais forte é a entrega, o desejo de cada uma, a verdade que cada uma coloca em seu trabalho”, destaca.

Exposição

A mostra será aberta hoje, às 20 horas, na Galeria Vicente Leite da Faculdade Sete de Setembro (FA7). É uma homenagem aos sete anos de atuação da galeria. Não é à toa que o número de artistas participantes seja o mesmo completado pelo espaço. Com a curadoria de Dante Diniz, “Entrelace” perpassa várias linguagens artísticas: escultura, fotografia, pintura, desenho e instalações.

Um dos destaques da coletiva é a instalação “Limite íntimo”, de Ana Cristina Mendes. A obra é composta por uma série de agulhas enroladas delicadamente em linha preta, que se colocam entre vinte e dois conjuntos de duas lâminas de pequenos retângulos de vidro. Cada objeto é suspenso e sustentado por fios também pretos fixados por duas agulhas que perfuram a parede, cada um fica com uma distância de seis centímetros.

Entrelace

Instalação de Ana Cristina Mendes é constituída por 22 objetos de vidro, linha e agulha. O trabalho é um dos destaques da exposição “Entrelace”, curada por Dante Diniz

“Os vinte e dois objetos são dispostos ao longo da parede, a formar um desenho que e complementa com os traços formados pelas agulhas e linhas penduradas, visto através da transparência dos vidros como também pelo desenho que é formado pelas sombras refletidas. Um diálogo entre o real e sua sombra, as linhas e as entrelinhas”, diz. A instalação já tinha sido exposta no Centro Cultural Banco do Nordeste em 2008.

MAIS INFORMAÇÕES:
Exposição “Entrelace” abertura hoje, às 20h, na Galeria Vicente Leite. Em cartaz até 11 de setembro. Gratuita. Rua Almirante Maximiano da Fonseca, 1395

Fonte: Diário do Nordeste