Três projetos de banheiros sob medida

Vidro, espelho, box, louças, revestimentos e muita inspiração para planejar banheiros sob medida

Projeto do designer Fábio Galeazzo

1. Valioso principalmente em banheiros integrados ao quarto, o box de vidro vai até o teto e evita que o vapor se espalhe. Detalhe: é preciso haver janela ou exaustor dentro do compartimento.

2. Perfeitos para um casal, os chuveiros de teto (modelo 1997CTET, da Deca) simulam um banho de chuva. “É o que se chama de água mole”, explica Fábio. Repare nos dois orifícios embutidos no forro de gesso: são altofalantes do sistema de som (projeto da Home System).

3. A grelha substitui o ralo redondo com charme. Modelo de aço inox da Ketesi.

Projeto do designer Fábio Galeazzo

4. A parede é coberta de cimento polimérico em tom natural (Tecnocimento, da NS Brazil), protegido com resina para pedras (Fuseprotec, da Fusecolor): uma demão da versão semibrilho e outra da fosca.

5. Para parecer monolítico, o piso de Marmoglass (Marmotec) branco leva placas grandes, de 110 x 90 cm.

6. “Como no Brasil há grande variedade de rochas e bons marmoristas, gosto de desenhar os lavatórios e executá-los”, diz Fábio, referindo-se ao modelo duplo feito pela Kapace Mármores e Granitos, com o mesmo tipo de pedra do piso.

7. Fábio é enfático: prefira espelhos antiembaçamento, dotados de resistência elétrica. Este é da Penha Vidros.

Planta do projeto de 11m² do designer Fábio Galeazzo


Banheiro Projetado pelo arquiteto Francisco Lopes

8. A claraboia traz muita luz natural, tornando o espaço mais agradável. A claridade ainda permite manter uma planta em vaso (aqui, um bambu-mossô) no interior, solução que afasta a sensação de frieza gerada num ambiente inteiramente branco.

9. Também na parede mais distante das janelas usou-se um espelho: essa solução simples multiplica a luminosidade e parece ampliar o espaço.

10. O banheiro comporta uma banheira para duas pessoas (Pretty-Jet). “Prefiro separá-la do boxe. É mais confortável e seguro no dia a dia”, diz Francisco.

11. O mármore sintético (Marmoglass) branco e polido foi cortado em placas de 90 x 90 cm, dimensão proporcional à do ambiente e que oferecia o mínimo de rejuntes na paginação.

Box de vidro deslizante

12. No box, uma novidade: o trilho é recortado no próprio vidro temperado e corre com a ajuda de uma roldana em inox, mesmo material dos botões de fixação. Solução da Vidros Mafuz.

Banheiro projetado pelo arquiteto Francisco Lopes

14. Além da iluminação geral (com halógenas PAR 20), mini-spots com luz amarela, instalados no gesso, sobre a bancada, facilitam o barbear e a maquiagem. Também há focos sobre a banheira e no boxe, onde duchas (Deca) próprias para cromoterapia oferecem banho com luz em diferentes tons.

15. Escolha dos clientes, os misturadores (modelo Waterfall, monocomando e de mesa, da Lorenzetti) incrementam o ambiente – de resto, bastante discreto.

16. Como o banheiro serve a um casal, há duas cubas – recurso viável apenas em espaços amplos, ou sobraria pouca área de bancada.

Planta do projeto de 23m² do arquiteto Francisco Lopes


Banheiro projetado pelos arquitetos Alice Martins e Flávio Butti

17. Na área molhada (onde ficam o boxe e o vaso sanitário), adotou-se travertino romano bruto protegido com resina incolor (fornecido pela Tiga Comércio de Mármores e Granitos). As placas medem cerca de 1 m², conforme a paginação e as dimensões do ambiente. “Muito maiores do que isso, dão trabalho no transporte, não cabem no elevador e são pesadas para assentar”, diz o arquiteto.

Banheiro projetado pelos arquitetos paulistas Alice Martins e Flávio Butti

18. O box, grande (1,35 x 1,35 m) e confortável, é um dos atrativos do espaço. A 45 cm de altura, fica um banco de travertino que “serve para apoiar e lavar os pés”, exemplifica Flávio. O nicho completa a lista de mimos: alcança 10 cm de profundidade, o mínimo necessário para acomodar frascos e vidrinhos.

19. Além do chuveiro de teto, o banheiro oferece uma duchinha (Deca), acionada pelo mesmo misturador monocomando. “Essa associação é prática: nem sempre as mulheres querem molhar os cabelos”, sugere o arquiteto.

Banheiro projetado pelos arquitetos paulistas Alice Martins e Flávio Butti

21. Seguindo a receita do apartamento, duas paredes ganharam acabamento de compensado folheado com madeira curupixá ebanizada e envernizada (serviço da Marcenaria Ipê), mesmo material do gabinete. Detalhe: só foi possível usar esse acabamento porque a janela localizada dentro do boxe evita que o vapor danifique os painéis.

22. Para aquecer o ambiente, o piso da parte seca do banheiro ganhou tacão de cumaru (IndusParquet).

23. Com apenas 55 cm de profundidade, a bancada traz duas cubas compactas (55 x 45 cm): modelo L870 de sobrepor, com quinas retas e ralo oculto. Os metais seguem o mesmo desenho: linha Unic, também da Deca.

Planta do projeto dos arquitetos paulistas Alice Martins e Flávio Butti

20. O vaso sanitário fica em um compartimento à parte. “Esse recurso é tendência, ainda mais importante para banheiros integrados ao quarto”, avalia Flávio. “Assim, se a porta de correr estiver aberta, não se vê imediatamente essa parte, mais reservada.”

Por: Por Edson G. Medeiros, Eliana Medina, Isabela Mendonça e Joana L. Baracuhy

Fonte: Arquitetura e Construção