Na busca por ambientes claros e amplos, tijolos de vidro se tornaram ótima opção para atrair luminosidade mantendo a privacidade
Os tijolos de vidro, ou blocos de vidro, foram criados para atender às necessidades daqueles que precisavam fazer alguma divisória que permitisse a luminosidade natural, mas sem abrir mão da privacidade. Translúcidos, os tijolos de vidro admitem a passagem de luz, mas quem está do lado oposto só vê silhuetas. Por essas razões, eles foram ganhando destaque, sendo cada vez mais especificados por arquitetos e designers como opção para decorar e ambientar paredes e bancadas em projetos ousados e de muito bom gosto.
Existem no Brasil os mais variados modelos e cores de tijolos de vidro, atendendo aos padrões internacionais de qualidade. É possível encontrar nas lojas de construção tijolos que variam quanto ao tamanho, espessura, cor e acabamento, há até opções com LEDs.
A decoração com tijolos de vidro é feita principalmente com as peças incolores, dando forma a bancadas de atendimento, bancadas de cozinha, divisórias e box para banheiro. Os coloridos também podem ser usados para decorar, mas cuidado com o exagero e evite criar ambientes cansativos. Lembre-se de que paredes de vidro não são estruturais, ou seja, não são tão resistentes a ponto de suportar peso, então as defina como acessoriais dentro da casa
Mas em relação ao tamanho este material costuma ser comercializado em medidas de 19x19cm e espessura com cerca de 8 cm, ainda que possa variar, mas de qualquer forma já dá para ter uma ideia de como ficaria a parede. O preço de cada peça fica entre 7 e 20 reais, dependendo do modelo, fabricante e cor.
Várias vantagens estão associadas ao uso de blocos de vidro na decoração, tais como a resistência das peças, visual moderno, capacidade de isolamento térmico e acústico, fácil manutenção e versatilidade.
Recomendações
Os tijolos de vidros tem que estar limpos, secos e isentos de poeiras, além de uma junta mínima de 10mm entre as peças. É importante utilizar espaçadores entre os tijolos para uma largura uniforme e em alguns casos utilizar barras de aço de 5mm de diâmetro para ancoragem dos tijolos.
Em painéis acima de 6m de altura, se faz necessário juntas de sustentação e em caso de planos horizontais, o painel deverá ter uma inclinação maior ou igual a 1%, para escoamento da água.
O prazo mínimo de cura são 7 dias e, em áreas externas, é importante proteger da chuva por 24 horas. Na limpeza não é recomendado a utilização de produtos ácidos.
Assentamento e Rejunte
Os tijolos de vidro possuem dilatação e absorção muito baixas e carecem da utilização de uma argamassa especial com elevada aderência.
Para sua correta instalação alguns passo devem ser seguidos: Base plana, limpa, firme e seca; Preparar a argamassa seguindo as indicações do fabricante; Remover os excessos da argamassa, após 20 minutos passar esponja limpa, deixando um pequeno espaço para o rejunte; Aplicar rejuntamento apropriado para fachadas. Se usar cores, deixar as juntas bem mais profundas e após 72hs as preencher com rejunte no tom desejado.