Símbolos de transparência e sobriedade, vidros ganham novas cores, tecnologias e se transformam em um dos principais elementos decorativos
Na parede, no piso, nos móveis, sempre há uma maneira de usá-los na composição de ambientes modernos e ao mesmo tempo elegantes. Nada de fumê ou bronze, vidro na ambientação agora é incolor. Mais barato, deixa o lugar clean e permite maior entrada de luz.
A arquiteta Beta Pollis explica que o vidro permite separar sem isolar visualmente. Essa característica é muito usada em banheiros, onde o box incolor deixa à mostra a decoração e o projeto arquitetônico.
Para o decorador Winiston Teixeira, em tampos de mesas, só o vidro basta. “Ele deve vir sem a moldura de madeira ou de qualquer outro material, deixando transparecer as bases, as cadeiras e valorizando até mesmo o tapete.” Os vidros laqueados (pintados) e os negros são boas opções se você quiser fugir dos incolores. Winiston afirma inclusive que o uso de laqueados no revestimento de paredes é uma forte tendência. Outra novidade é a adoção de vidros negros, que têm proteção contra riscos 10 vezes mais eficiente, e a espelhação aplicada à parede.
O decorador, que trabalha no ramo há 20 anos, diz que uma alternativa para quem quer decorar a casa, mas sem gastar muito, é aplicar vidros temperados em divisórias e móveis. O temperado garante maior resistência e um acabamento superior ao vidro laminado por exemplo. Outra forma de economizar é utilizando espelhos em paredes, mas sem biotês ou ouros tipos de lapidações especiais, porque é isso que encarece o produto.
Fonte: Lugar Certo