Residência em paradisíaca ilha na Austrália por Renato D’Ettorre

Em meio a paisagem da ilha Hamilton surge a residência em concreto e vidro, resultado de uma seqüência fluídica de espaços abertos e arejados

Espaços Abertos e Arejados - Casa em Concreto e Vidro pelo arquiteto Renato D’Ettorre - Ilha Hamilton, Austrália
A casa em diferentes níveis, se conecta com o entorno através de amplas estruturas em concreto permeadas pelo vidro, que se encube de emoldurar as vistas

 

Construída para resistir aos ciclones tropicais, a residência esculpida em concreto, blocos de pedra e vidro, une sobriedade e elegância em meio à beleza e serenidade do local.

“Esta casa foi criada para entreter e relaxar”, diz o arquiteto italiano Renato D’Ettorre, que vive em Sydney, na Austrália, sobre o projeto que ele assina na também australiana e paradisíaca ilha Hamilton.

Com tantas belezas naturais ao redor, o proprietário não fez muitas exigências para seu refúgio de férias e fins de semana, só pediu que houvesse no mínimo três quartos para acomodar a família com conforto e privacidade.

Para D’Ettorre, esse foi um trabalho dos sonhos, que lhe deu a oportunidade de privilegiar o elemento natural que mais o inspira: a água. Utilizando a premissa de que cada pedaço de terra é único e especial, o profissional iniciou seu processo de criação fotografando as pedras que havia no terreno.

A ideia principal era aproveitar a topografia do lugar sem remover nem alterar as rochas. Entre outras, a ilha Hamilton tem severas restrições às construções – e uma delas é quanto à paleta de cores: todos os imóveis precisam estar em harmonia com a vegetação. Por isso, o branco estava fora das opções.

O concreto foi o material eleito para ser, ao mesmo tempo, estrutura e revestimento, resultando em um lindo contraste com as tonalidades da paisagem. Grandes panos de vidro auxiliam na integração da área interna com o exterior, além de suavizar a sobriedade do concreto.

Na decoração do piso superior, o branco foi escolhido por transmitir sensação de tranquilidade e frescor. Como o piso inferior é a única parte da residência que não recebe luz solar diretamente, foi o local escolhido para a piscina. Em harmonia com o desejo do arquiteto de oferecer múltiplas perspectivas da paisagem, uma passarela interna de vidro permite vistas de todas as partes da casa.

Casa em Concreto e Vidro pelo arquiteto Renato D’Ettorre - Ilha Hamilton, Austrália
Ambientes amplos e arejados, estruturados em concreto e vedados por panos de vidro, garantem total integração com a natureza da ilha. O sistema de envidraçamento permite que todas as portas de correr sejam recolhidas, criando um enorme vão aberto. O pufe Orange, a mesa Grey Island e o tapete Sahara são da marca italiana Paola Lenti.
Estar de Casa em Concreto e Vidro pelo arquiteto Renato D’Ettorre - Ilha Hamilton, Austrália
A raia da piscina 'borda infinita', que cerca a área de estar, se mistura com o tom do oceano. A decoração colorida aquece o ambiente, em contraste com a frieza do concreto e dos painéis de vidro
Sala de Jantar de Casa em Concreto e Vidro pelo arquiteto Renato D’Ettorre - Ilha Hamilton, Austrália
Mesa de jantar desenhada pelo arquiteto Renato D’Ettore e cadeiras Hola, de Hannes Wettstein, para a Cassina. O mármore travertino foi escolhido não só por harmonizar com o concreto mas também por sua textura e sua cor serem agradáveis nos dias quentes
Passarela de Vidro em Casa em Concreto e Vidro pelo arquiteto Renato D’Ettorre - Ilha Hamilton, Austrália
A escada dá acesso à piscina e a passarela transparente acima liga os dois blocos da casa
Suíte Decorada de Casa em Concreto e Vidro pelo arquiteto Renato D’Ettorre - Ilha Hamilton, Austrália
Na decoração da suíte, no piso superior, o branco foi escolhido por transmitir sensação de tranquilidade e frescor
Banheiro Decorado de Casa em Concreto e Vidro pelo arquiteto Renato D’Ettorre - Ilha Hamilton, Austrália
Em harmonia com o desejo do arquiteto de oferecer múltiplas perspectivas da paisagem, o banheiro foi concebido com uma área envidraçada
Sala de Banho de Casa em Concreto e Vidro pelo arquiteto Renato D’Ettorre - Ilha Hamilton, Austrália
Na sala de banho, mais uma vez o concreto e o vidro aparecem
Piscina em Concreto com Borda de Vidro
A borda de vidro da piscina colore a estrutura em concreto

 

Fonte: Casa.com.br