Projetos de living amplos com espaços integrados

Cada vez mais especificados por arquitetos, vidros e espelhos aumentam a luminosidade e conferem sobriedade e sofisticação

Living de 26 m²

Living de 26 m²
Projeto de Living de 26 m²

Segundo a arquiteta Simone Simões, o pedido era fazer uma área social ampla, com cozinha integrada e móveis contemporâneos de linhas retas. Ainda usamos vidro e espelho para aumentar a luminosidade dos espaços. Ao explicar as preferências do jovem casal de proprietários para o projeto de interiores deste living, de 26 metros quadrados, em apartamento no bairro Tristeza.

Para receber melhor os amigos e valorizar a vista dos janelões, a dupla optou pela integração da cozinha com a sala. Na junção dos espaços, destaque para a mesa com tampo de vidro e pé de alumínio cromado. Acompanhado das cadeiras Tulipa, com pintura automotiva preta, o móvel acomoda até cinco pessoas próximo ao gourmet.

No estar, a lareira em travertino bruto teve o volume estendido para originar um nicho para a lenha e o painel da TV em lâmina de madeira escura. Com assento retrátil, o sofá de camurça tem bandeja lateral de madeira sobre o braço para dar suporte a copos de bebida. Dispostas na parede do espelho, as poltronas de couro sintético branco aumentam as acomodações em parceria com o banco de mesmo material.

– Concentramos a marcenaria e os elementos de cor na periferia e deixamos os móveis claros e uma mesa de vidro na área central dar suavidade ao estar – enfatiza Simone, que assina o projeto em parceria com a equipe do escritório Efficace Design.

Com design de Eero Saarinen, as cadeiras tulipa contornam a mesa com tampo de vidro que setoriza a cozinha.

Projeto de Living de 26 m²
Projeto de Living de 26 m²
Projeto de Living de 26 m²
Projeto de Living de 26 m²

Living de 60 m²

Projeto de Living de 60 m²
Projeto de Living de 60 m²

Presente nas paredes e no mobiliário, o cinza confere personalidade a este living, de 60 metros quadrados, em apartamento de jovem casal com filha pequena no bairro Petrópolis, na Capital. Somado ao preto e à marcenaria sob medida, o tom confere sobriedade e sofisticação aos espaços de estar e jantar, no projeto de interiores assinado pela arquiteta Adriana Beiser.

– Eles queriam uma sala contemporânea, mas que não perdesse o conforto. Então, trabalhamos com o cinza e o preto e entramos com a lâmina wengê na marcenaria para aquecer. É uma área social integrada que permite móveis maiores para valorizar a amplitude – explica Adriana.

Com 2,4m de largura, o sofá de camurça com chaise vira o protagonista no estar com lareira. O móvel é voltado para a TV fixada no painel em lâmina wengê – material que se repete na bancada com portas de vidro preto e no revestimento da parede lateral à lareira. Iluminada pelas lâmpadas AR-70, o móvel central é formado por duas mesas casadas: uma em espelho bronze e outra de madeira de demolição. O charme do recanto fica por conta das banquetinhas de couro eleitas pelo casal para o mate junto à lareira em dias frios e para fazer referência à casa da fazenda.

Configurado próximo à janela de canto, o segundo estar é ambientado por sofá de dois lugares em linho grafite e pelas poltronas giratórias Swan com tecido de estampa floral.

– Criamos este ambiente de estar mais informal como recanto de leitura para o proprietário ler jornais ou revistas, aproveitando a luz natural. As poltronas com formas arredondadas quebram a formalidade das linhas retas e permitem que os convidados se voltem para o estar da TV ou para o jantar – afirma Adriana.

O vidro bronze e a madeira de demolição criam interessante contraste na mesa central do estar, contemplado por amplo sofá de camurça cinza com chaise. Sobre o piso de mármore brranco, o tapepe de fios longos proporciona conforto aos pés.

No jantar, a pintura em tom prata ressalta os pés torneados da mesa. Para contrapor o tampo de vidro preto do móvel, as cadeiras com estofamento em linho cinza-claro mostram estrutura em madeira. Dispostas perto da lareira, as pequenas banquetas de couro marrom remetem à casa de fazenda dos proprietários.

A mesma lâmina wengê dos painéis da TV e da lareira é empregada ainda no revestimento do volume da churrasqueira. Duas banquetas altas em linho preto oferecem assento próximo ao espaço do assador, setorizado pela bancada em granito são gabriel.

Projeto de Living de 60 m²
Projeto de Living de 60 m²
Projeto de Living de 60 m²
Projeto de Living de 60 m²
Projeto de Living de 60 m²
Projeto de Living de 60 m²

Fonte: penseimoveis