Confira as dicas e sugestões de como ampliar os espaços, fazendo uso de cores claras, linhas retas, vidros e espelhos
Os projetos de banheiros vem ganhando notoriedade e se tornando um local da casa cada vez mais sofisticado, moderno e digno de receber bons investimentos na hora da decoração. Cada peça para o banheiro passou a ser estudada, elaborada, combinando e deixando o ambiente muito mais amplo e aconchegante.
Os banheiros pequenos não fogem à regra e também ganham destaque, em tempos de espaços cada vez mais compactos e reduzidos pela especulação imobiliária.
Quem disse que um banheiro pequeno não pode ser um ambiente agradável e aconchegante? Estes projetos de até 6 m² provam que tamanho não é documento. Há banheiros, inclusive, com banheira, boxe com ducha dupla ou ainda bancada com duas cubas.
Estreito e com apenas 1,30 m² de área, este banheiro pedia um projeto racional. Menos profunda que as convencionais, a bancada de mármore piguês facilita a circulação. Produtos de higiene e beleza ficam nas prateleiras, embutidas na alvenaria, onde um espelho corrediço funciona como porta. Projeto de Consuelo Jorge.
O ambiente de 3 m² ganhou porta de correr, uma cuba pequena e sem coluna e, por fim, muito branco. No box, vidro incolor de 8mm cria uma ideia de continuidade e para o piso, os deques de ipê cobertos com pintura epóxi estão agrupados em quatro módulos removíveis e dispostos sobre cimento impermeabilizado. Projeto de Renée Sbrana.
Espelhos cobrem duas das quatro paredes deste banheiro, conferindo amplitude ao ambiente. Pastilhas de vidro incolores foram assentadas no piso e nas laterais restantes. Projeto de Viviane Cunha.
A medida surpreende quando se listam os itens que este banheiro comporta. Em somente 4,30 m² há boxe com ducha dupla, cuba generosa, um espelho de 0,90 x 1,55 m e vaso sanitário. Projeto de Caroline Gabriades.
Para aproveitar melhor a área de pouco mais de 5 m², a porta convencional de entrada do boxe foi substituída por um modelo de correr. Vê-se o mesmo recurso no armário, que tem portas de correr cobertas de espelho. Projeto de Leila Gaino e Kleber Arigucci.
Nestes 4,50 m², predominam o branco, presente no piso, nas louças, na bancada e nos armários, aliado a um colorido suave reservado para as paredes. A delicada composição de cerâmica foi aplicada na área do boxe e na faixa no rodateto. Janelas Maxin-ar em vidro com jato de areia admitem luz natural mantendo a privacidade. Projeto de Ana Paula Belizário.
Para passar a impressão de que é maior, o banheiro de 3m² teve o piso revestido de grandes peças de porcelanato (1,20 m x 60 cm). Para o boxe, o vidro incolor se transforma em coringa, simples e ao mesmo tempo sofisticado. Sua transparência permite uma certa amplitude ao ambiente. A bancada de alvenaria, com 40 cm de profundidade, libera a circulação. Projeto de Roberto Negrete.
O espaço de 4,50 m² tem a área de banho delimitada pela abertura no teto, por onde entra luz. Um vidro fixo cumpre o papel de para-ducha, evitando respingos. O nicho feito na alvenaria (75 cm de largura) guarda os produtos de higiene. Projeto de Roberto Negrete.
Este sofisticado banheiro de pouco mais de 5 m² exibe cores suaves e uma grande superfície de espelho, recursos que garantem a sensação de amplitude. A bancada estreita de mármore piguês privilegia a circulação. Uma peça gêmea, apoiada no chão, acomoda cestos de fibra e um recipiente de prata para toalhas. Projeto de Beatriz Dutra.
Revestido de luminosidade, o projeto ganhou vidros, espelhos e uma iluminação bem planejada, proporcionando um visual moderno a este espaço com menos de 4 m². As escolhas recaíram sobre uma grande cuba, por ser mais confortável, e rasgos no gesso, que criam uma iluminação indireta e relaxante. Projeto de Paula Neder e Alexandre Monteiro.
Pastilhas em tons de vermelho tingem as superfícies molhadas deste banheiro de 3,90 m². Acompanhando a tonalidade do boxe, uma cuba quadrada, de sobrepor, decora a bancada de mármore piguês. Por trás das portas espelhadas, com puxadores embutidos, prateleiras rasas acomodam cosméticos. Projeto de Flávia Portela.
O charme deste banheiro de 3 m² fica por conta do mosaico de pastilhas de vidro. A bancada de mármore branco cintilante, com uma saia de 20 cm, é duas vezes maior que o padrão, o que ajuda a esconder o sifão. Projeto de Eduardo Pujadas e Cristiane Benite.
Como o quarto foi integrado ao banheiro de 5 m², estendeu-se o piso de tacos de cumaru até o limite do boxe, este revestido de pastilhas e isolado por uma porta de vidro. As duas cubas se apóiam na bancada de freijó-linheiro. Projeto do escritório Áurea 267 (Luciana Facio).
Um espelho generoso contribui para ampliar visualmente o tamanho enxuto deste banheiro de 5 m². O efeito é reforçado pela cor branca. Já o mosaico de vidro, incrustado no mármore e nos nichos, garante o colorido. Projeto de Ana Lúcia Salama.
Mais uma vez, o espelho foi essencial para dar amplitude a este projeto de 6 m². O box sobre banheira otimiza o espaço. Projeto de Antonio Ferreira Júnior.
Uma porta de correr fecha este banheiro de 4,50 m², aproveitando melhor o espaço. O piso é revestido de porcelanato, e as paredes, de pastilhas. Projeto de Simone Jazbik.
Para proporcionar mais conforto no banheiro de 5 m², a hidromassagem foi adaptada na área ocupada pelo boxe. A fim de evitar o bolor decorrente do vapor, as paredes perto do boxe foram cobertas com mosaico de vidro em dois tons. Projeto de Heloisa Dabus.
Por Helene Zaro Koller
Fonte: casa.abril