Segundo o arquiteto responsável pelo paisagismo e iluminação, o desafio foi criar um jardim onde pudesse desfrutar a natureza em plena área urbana
Em um bairro nobre de São Bernardo do Campo (SP), um empresário adquiriu esta casa ampla e fez um pedido ao arquiteto André Ribeiro: um espaço ao ar livre com um projeto de paisagismo de encher os olhos e muita presença da natureza. “Por isso fiz um projeto com marcas de uma arquitetura orgânica, privilegiando o paisagismo e transformando a área externa não apenas em um ambiente de transição, mas com valores próprios”, afirma André. As linhas retas e esculturais ajudam a compor uma arquitetura moderna, que, segundo André, não é dissociada do conforto e do contemplativo. Cada ambiente tem em seu projeto considerações ergonômicas compatíveis com seu uso.
O arquiteto reuniu no jardim ambientes de descanso e contemplação, mas também criou a possibilidade de torná-lo um local de festa e diversão ao instalar um bom sistema de som e iluminação. Conjugando um spa, um espaço zen, um deque de convivência, espelho d’água e área de piscina, com 42 m², André teve a intenção de criar um ambiente externo que relaxasse o proprietário depois de um dia de trabalho, promovesse momentos de descontração e também o inspirasse.
No terreno de 1.050 m², o espaço destinado ao jardim toma cerca de 80% dessa metragem e prioriza um paisagismo com espécies tropicais exóticas e de grande apelo plástico, como a palmeira-washingtonia, o pandanus, o bambu-mossô, ravenalas e uma jabuticabeira. Os muros e paisagismo de contorno foram pensados e tratados para completar e estender o ambiente criado. “Até a arborização de rua foi considerada para emoldurar este jardim”, comenta.
O deque de madeira tem revestimento em concreto com aparência de madeira e um trabalho de luminotécnica com LEDs azuis para compor um ambiente ao mesmo tempo de contemplação do paisagismo e convivência. O arquiteto colocou ainda tochas abastecidas a gás. Ao lado do deque está o espelho d’água com revestimento de pastilhas de vidro em degradê verde e três piras de fogo executadas em aço inox.
A piscina exibe um trabalho minucioso do mosaicista Darcilo Ambrósio, que criou um movimento sinuoso com 30 mil peças de pastilhas de vidro nas cores amarela, laranja e vermelha. Outro destaque é a escultura “La Luna”, do artista plástico porto-riquenho Salazar, que dá um toque moderno ao espaço. A piscina também recebeu um projeto de iluminação com LEDs e aquecimento por sistema solar.
O spa conta com uma hidromassagem, sistema de cromoterapia e três grandes janelas – duas para visualização do jardim e outra no teto. Para ampliar o espaço, o arquiteto criou uma estrutura metálica com cobertura de vidro. Outro local de relaxamento é o espaço zen, que ganhou uma grande e confortável chaise e um chuveiro aquecido. Os dois espaços têm estrutura em alvenaria e grandes aberturas em vidro, que facilitam a integração com o paisagismo do jardim.
Serviço
Projeto de arquitetura e decoração: Arqtº. André Ribeiro
Projeto de luminotécnica: Arqtº. André Ribeiro
Projeto de paisagismo: Arqtº. André Ribeiro e Marcelo Bellotto
Mosaicista: Darcilo Ambósio
Escultura: Salazar
Sonorização e luminotécnica: Antares Digital Life
Fonte Portal Casa e Cia