As pastilhas de vidro embelezam e podem revestir paredes internas, piscinas e até pisos de baixa circulação.
Ao colocá-la, recomenda-se a argamassa de cor branca para evitar alterações na tonalidade das pastilhas. Tudo feito por mão-de-obra especializada por o resultado ficar a gosto.
Muito utilizadas no passado em fachadas e áreas externas, as pastilhas de vidro voltaram nos últimos anos com força total. Transparentes, coloridas, elas ganharam novas texturas, cores e formatos. Sua textura diferencia um ambiente, podendo ser utilizada para revestir toda a parede, aplicada apenas para dar destaque a um canto ou mesmo criar um efeito gráfico, como um mosaico. A interação com outros materiais – como madeira, tijolo, concreto, alumínio ou mármore – garante uma combinação aconchegante e moderna ao espaço.
Além de garantir uma estética diferenciada, as pastilhas de vidro têm grande resistência à abrasão, produtos químicos e ação do meio ambiente. Outra vantagem é que elas não absorvem sujeira. A limpeza pode ser realizada apenas com água e sabão, dispensando produtos químicos especiais.
Para decorar paredes, a incolor e os tons de bege claro, bem como o vermelho, são muito procuradas. Já para detalhes no piso são mais utilizadas as cores escuras, como marrom e preto.
Não existem limites nem regras para decorar com pastilhas de vidro. No banheiro e no lavabo, o material pode ser usado para criar detalhes na parede ou no piso, para cobrir toda a parede ou apenas meia parede. Na cozinha, a instalação de pastilhas garante um toque especial na área entre o armário e a pia, realçando a beleza dos metais. Se a ideia é cobrir toda a parede do banheiro ou lavabo, deve-se tomar cuidado com as cores fortes, para não deixar o ambiente carregado.
Fonte: Correio do povo