Museu do Louvre inaugura parte de sua nova iluminação LED

Projeto LED Louvre, em parceria com a Toshiba, propõe retrofit de iluminação substituindo as antigas lâmpadas de xenon por LEDs

Toshiba LED Louvre - Iluminação LED do Museu do Louvre em Parceria com a Toshiba
Projeto luminotécnico da Toshiba deverá reduzir o consumo de energia do museu em 73%

 

No dia 06 deste mês, em mais uma noite fria de Paris, a Toshiba inaugurou a primeira etapa do projeto LED Louvre, que pretende renovar e alinhar com tecnologias mais sustentáveis a iluminação de um dos museus mais tradicionais do mundo.

Durante a cerimônia, a empresa japonesa exibiu 350 lâmpadas LED de um total de 3.200 que substituirão as antigas 4.500 lâmpadas de xenon. Segundo estimativas, a medida permitirá uma redução de energia com a iluminação de 73%, levando o consumo anual de 392 mil watts para 105 mil watts.

A proposta de reiluminação, em um primeiro momento, apenas renovou as luzes das paredes do Pavillon Colbert e da icônica pirâmide de vidro. Presentes durante o evento, Norio Sasaki, presidente da Toshiba, e Henri Loyrette, presidente do Museu do Louvre, garantiram que a parceria irá até 2023 e que a próxima etapa será a iluminação da Cour Carrée em 2013.

A iluminação LED também será especificada ao lado de grandes obras como Mona Lisa e a Vênus de Milo. Para a parceria desenvolvida com o museu, a Toshiba desenvolveu protótipos de LED que mantêm os aspectos visuais dos monumentos e obras de arte, afirma a assessora de imprensa Juliette Jacovidis.

A finalização da troca de toda a iluminação do Louvre está prevista para 2013. Como um dos edifícios mais famosos do mundo, o palácio do Louvre deve ser iluminado de uma forma que destaque sua arquitetura, chamando a atenção para o prédio, mas sem intervir em sua atmosfera.

Luminária LED da Toshiba Utilizada no Louvre
Detalhe da luminária LED especificada pela Toshiba