Molduras para Quadro

Quais critérios usar na escolha das molduras

6/10/2010


Molduras para quadro

Silvia Correa, que trabalha no ramo, ensina que a moldura sempre deve estar de acordo com o quadro em proporção e ornamento. Pinturas a óleo devem ser emolduradas em passe-partout ou vidro. Pinturas antigas ficam bem com moldura rica – a moldura dourada é a mais usada. O motivo da pintura a óleo, sendo pesado e rico em contrastes, pede uma moldura mais pesada e rica – uma pintura mais leve pode ter moldura mais delicada.

Desenhos em bico de pena e aquarelas devem ter passe-partout e vidro; usa-se em geral moldura preta lisa ou com pequeno risco dourado, para os bicos de pena. Pinturas feitas em papel precisam de vidro para proteção, e a não ser que tenham grande espaço em torno do desenho, levam sempre passe-partout. É comum as aquarelas levarem moldura branca, prateada ou de madeira natural, mais do que as molduras para quadro a óleo.

No caso de reproduções, deve ser emoldurado como se fosse o original, somente devem ser evitados quadros conhecidos demais e reproduzidos até em folhinha como a Mona Lisa, de Da Vinci, o Angelus, de Millet etc. Quadros em pastel, seguindo o gosto francês, são em geral emoldurados com moldura dourada. Já as molduras modernas são feitas em enorme variedade de materiais: vidro, espelho, cromo, madeira, cortiça e até fazenda, vendo-se no desenho das molduras inovações audaciosas.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul