Escritório de vistas abertas sobre a Guanabara

Material protagonista do escritório, vidro temperado integra vista e conforma junto à madeira as condicionantes do projeto de interiores

Projeto de Escritório com Vista Panorâmica - National Oilwell Varco
Sala de videoconferências com vista do Pão de Açúcar. Equipe de arquitetura privilegiou a vista e o edifício em que foi instalado o escritório da National Oilwell Varco

 
O projeto do estúdio Casa 3 Arquitetura integrou a vista privilegiada da praia de Botafogo e do Pão de Açúcar aos interiores da sede brasileira da National Oilwell Varco, multinacional do setor de óleo e gás. O escritório ocupa metade de uma laje do edifício Rio Sul, concebido nos anos 1970 pelo arquiteto Alexandre Chan. Com fácil acesso ao centro da cidade e ao Aeroporto Santos Dumont, é um dos prédios mais altos do Rio de Janeiro.

O pedido do cliente era preservar ao máximo a vista da paisagem externa e a incidência da luz natural nos interiores. Para tanto, os arquitetos privilegiaram o uso de vidro temperado com oito milímetros de espessura na vedação das salas periféricas e do núcleo do escritório, totalizando, respectivamente, 24 postos de trabalho integrados e 22 estações em ambientes individuais.

Assim, uniram visualmente os domínios interno e externo da edificação, auxiliados pelo sombreamento que o beiral de concreto faz nas fachadas envidraçadas do edifício Rio Sul.

Destaca-se também a harmônica padronização dos revestimentos de paredes e pisos, prevalecendo a madeira freijó no chão, meias paredes e portas pivotantes, e a cor branca nos tetos e trechos de parede acima de portas e janelas.

O resultado é um ambiente bem iluminado e aconchegante, para o que colabora a especificação do mobiliário. “Privilegiamos a madeira e o design brasileiro”, explica a arquiteta Sônia Acciaris, sócia de Ricardo Nunes e Guilherme Calvo no Casa 3.

A fim de garantir o conforto visual, as fachadas foram recobertas internamente com telas solares retráteis do tipo termoscreen (perfuradas), que evitam o ofuscamento sem obstruir a passagem da luz natural.

O sistema colabora para a economia da energia necessária à iluminação artificial do escritório – aliás, individualizada por posto de trabalho. Ou seja, tanto o layout do forro como o acionamento das luminárias fluorescentes estão em sintonia com o posicionamento de cada mesa.

A setorização tem forma de U, estando o corpo principal ocupado pela comprida sala coletiva de trabalho e as laterais menores por oito postos denominados hoteling, destinados aos funcionários em trânsito.

Entre eles, num dos vértices do U, localiza-se o ambiente protagonista dos interiores: uma generosa sala de reuniões e videoconferências, com vista panorâmica do Pão de Açúcar. É o ponto alto da brasilidade pretendida pelo projeto.

Escritório da National Oilwell Varco - RJ
Os arquitetos especificaram o uso de vidro temperado de 8mm nas salas periféricas e núcleo do escritório, totalizando, 24 postos de trabalho integrados e 22 estações individuais
Projeto de Escritório por Casa C3 Arquitetura
O vidro e madeira são os materiais protagonistas do projeto de interiores do escritório
Projeto do Escritório da National Oilwell Varco
As fachadas de vidro foram recobertas internamente com telas solares retráteis do tipo termoscreen (perfuradas), que evitam o ofuscamento sem obstruir a passagem da luz natural
Planta Baixa do Escritório da National Oilwell Varco
Planta Baixa - 1. Recepção / 2. Reuniões / 3. Hoteling / 4. Postos de trabalho / 5. Copa / 6. Videoconferências / 7. Arquivos / 8. CPD / 9. Estar

 

Fonte: PROJETODESIGN