Casa Cor Amazonas em ambientes funcionais e sustentáveis

Selecionamos alguns dos ambientes que fizeram sucesso na mostra de decoração

A mostra que pela primeira vez aconteceu no Amazonas, reuniu 118 profissionais diante de um grande desafio: apresentar ambientes funcionais e sustentáveis, agregando aconchego à sofisticação. A Casa Cor Amazonas conta com 75 ambientes e homenageia Lucio Costa, o arquiteto autor do projeto urbanístico de Brasília. O evento aconteceu no Centro Cultural Povos da Amazônia e foi até o dia 23 de novembro.

Casa Cor Amazonas
A Biblioteca Mario Ypiranga Monteiro é uma recriação do ambiente que já existe no Centro Cultural Povos da Amazônia. O espaço mistura diversos materiais, como no piso que possui partes de tecnocimento, vidro, madeira e porcelanato. As mesas transparentes e o espaço para leitura em amarelo são criações da própria arquiteta e designer, Glaucy Oliveira.
casa-cor-amazonas
A combinação de madeira e vidro traz modernidade ao Jardim Tropical, projetado pelas arquitetas Rosa Flávia, Aline Nattrodt e Maria Consolatta Nattrodt. Um painel feito de madeira de demolição ganha vida ao receber as cores da foto do rio Negro. Ao fundo, uma cachoeira nasce em uma parede de samambaia e completa a sensação de bem estar que o jardim transmite.
casa-cor-amazonas
As arquitetas Karina Vieralves e Marina Casiraghi Marangon criaram um banheiro moderno para pessoas com necessidades especiais. Em todo o ambiente há barras que auxiliam na locomoção de deficientes físicos e pias que foram projetadas em duas alturas para facilitar o uso. Espelhos redondos espalhados na parede alcançam a altura de cadeirantes e deixam o ambiente descontraído.
casa-cor-amazonas
O ambiente Estar Íntimo das arquitetas Germana Duarte e Jória Dutra foi projetado pensando no conforto. Cores neutras transmitem tranquilidade e contrastam com o rústico do efeito de concreto nas paredes. Na estante, as arquitetas se preocuparam em usar módulos de madeira certificada. O destaque é a luminária confeccionada com casulos do bicho-da-seda.
casa-cor-amazonas
Considerado o melhor ambiente da Casa Cor Amazonas, o Loft Pizzonia é a recriação do apartamento do piloto amazonense. Paredes revestimento que parece concreto e a escada de madeira e vidro deixam o ambiente moderno e sofisticado. Tons escuros são valorizados com a iluminação direcionada. Objetos pessoais e troféus cedidos pelo próprio piloto completam o projeto.
casa-cor-amazonas
Postais antigos do Amazonas ilustram um dos painéis deste Home Office. O espaço leva a assinatura das arquitetas Karla Passos e Erika Avelino, que pensaram em valorizar o ambiente através de uma iluminação diferenciada. Espalhadas na parede decorada com ecofiletes, luminárias deixam a sala descontraída. Já a estante em acrílico vermelho é funcional e finaliza o projeto.
casa-cor-amazonas
A arquiteta Yanna Basílio integrou diversos ambientes em um pequeno espaço para concluir o Quarto de Casal. Logo à frente da cama, o sofá permite um momento de descontração. A cortina separa o quarto do Office e a televisão fica em local estratégico: é possível assisti-la do sofá, da cama e ainda do pequeno escritório. O destaque fica com o revestimento da parede feito de juta – material produzido no Amazonas.
casa-cor-amazonas
Sonhos de menina inspiraram a arquiteta Andrea Russo no projeto Quarto da Filha. A cama de princesa traz tecidos leves em tons suaves que transmitem tranquilidade. No teto, os pequenos spots de led passam a sensação de céu em uma atmosfera quase mágica. Os espelhos na parede com textura marmorizada deixam o ambiente ainda mais charmoso.
casa-cor-amazonas
O Quarto de Bebê foi inspirado em uma mãe moderna. Cores chocolate e rosa antigo imprimem elegância e sofisticação ao espaço. Tecidos do enxoval foram usados em toda a decoração do ambiente e a árvore florescendo na parede confere um charme especial ao quarto. O projeto é das arquitetas Lediane Barbosa, Edmi Jemima Vasconcelos e do arquiteto André Domingues.
casa-cor-amazonas
Projetado pelo arquiteto Renato Rayol e pela decoradora Juliana Valadares, o Loft Hotel de Selva trabalha com o conceito de total luxo sustentável. O ambiente é decorado com cestas de palhas artesanais e bambus presos ao teto. Em contrapartida, painéis espelhados atualizam a proposta do loft. Destaque para a onça, de assinatura da artista plástica Bia Doria, esculpida em uma peça inteira de jacarandá maciço, com 300 quilos.
casa-cor-amazonas
No Home Theater, a arquiteta Jenny Ituassu e a designer Glória Simões combinaram conforto com modernidade. A sala possui sofás alinhados de maneira a permitir a visibilidade de todos os lugares. A madeira é um dos personagens principais do projeto, aparecendo nas mesas e paredes, ornamentadas com sobras de modulados com diversas texturas.
casa-cor-amazonas
A adega das arquitetas Sammya Cury e Ana Paula Trajano foi projetada pensando em bons apreciadores de vinhos. O ambiente contemporâneo foge dos conceitos já estabelecidos e inova nos materiais usados. Os móveis foram produzidos com madeiras de demolição e a parede ganha restos de caixas de vinho. Na iluminação, destaque para a luminária criativa que imita garrafas.
casa-cor-amazonas
Elizabeth Braga, Luiza Mello e Anne Cavalcante se inspiraram na empresária Walderez Simões no projeto do Loft da Melhor Idade. As cadeiras brancas com detalhe em dourado deixam o ambiente com ar clássico e os objetos de decoração deixam o loft aconchegante. Um dos destaques é a luminária de cristais.
casa-cor-amazonas
Os tons escuros predominam na Suíte de Solteiro de Débora Melo, Thiago di Assis, Darcleine Manarte e Thales Araújo. O ponto de contraste no espaço é a cômoda. A mesa de vidro tem como base o tronco de uma árvore. Destaque para a estante feita com duas canoas de madeira.

Fonte: Casa Abril