Berlim ganha primeira vitrine com iluminação OLED

Na vitrine da Quartier 206, loja de departamento de luxo alemã, painéis de iluminação OLED destacam a coleção

Painéis de Iluminação OLED na Vitrine da Quartier 206 em Berlim
Para a instalação, a OSRAM forneceu painéis de OLEDs redondos e retangulares, transformando simples peças de vidro em superfícies luminosas

 

Futuro da indústria da iluminação e substituta das telas LCD num futuro próximo, a tecnologia OLED, sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz, ou simplesmente LEDs Orgânicos, já está sendo usada na iluminação comercial, e o primeiro case desta tecnologia encontra-se em Berlim, na Alemanha. Uma das capitais da moda no mundo, a cidade é a sede da Quartier 206, loja de departamento de luxo, que aplicou as novas soluções da OSRAM nas vitrines que apresentam sua coleção de outono.

Capaz de transformar simples painéis de vidro em superfícies luminosas, os OLEDs foram aplicados de forma pioneira na decoração de um ambiente, já que antes podiam ser vistos apenas em projetos específicos de artistas e lighting designers. “Esta instalação é apenas uma amostra do que veremos frequentemente no futuro”, garante o Dr. Christoph Gärditz, gerente da OSRAM na Alemanha e responsável pelo projeto. “Os OLEDs oferecem soluções fascinantes em uma ampla variedade de áreas diferentes, como luminárias para decoração e iluminação de escritórios”.

Quem também comemora a realização do projeto é o diretor de Criação da Quartier 206, Christian Mau. “Os OLEDs são ideais para o formato dos nossos projetos de vitrine, já que emitem pouco calor e, por isso, acabam sendo menos prejudiciais às peças. Isso também permite que nós coloquemos produtos delicados no local próximo às luminárias, como perfumes, por exemplo, sem que nenhum dano ocorra”.

 

Iluminação OLED

Em termos técnicos, os LEDs Orgânicos, assim como os LEDs, são baseados em semicondutores que convertem a energia elétrica em luz. Suas camadas, cuja espessura total é um centésimo de um fio de cabelo, são aplicadas a um material base, que no caso dos OLEDs é o vidro. Quando desligado, os painéis de OLED parecem simples superfícies brancas ou espelhos, porém, assim que acionados, tornam-se dispositivos luminosos.