Para a fabricação da prancha, duas beneficiadoras italianas aparecem no vídeo demonstrando os processos de corte, lapidação, curvatura e laminação dos vidros.
A Signal, fabricante de pranchas de snowboard com sede na Califórnia (EUA), produziu um vídeo na Itália, berço do design em vidro, onde sua equipe registra os processos envolvidos na fabricação de uma inusitada prancha de snowboard em vidro transparente.
No vídeo, Dave Lee, fundador da empresa, aparece visitando a Vetreria Aurora, uma distribuidora de vidros responsável pelo corte, lapidação e moldagem das peças. A ideia de Lee era produzir uma prancha com duas peças de vidro temperado e laminado.
Utilizando o molde de uma prancha e um forno de curvatura, os técnicos da Vetreria transformaram de uma única vez as duas peças de vidro plano em peças curvas.
Para o processo de laminação, a equipe da Signal seguiu para a Viraver Tecnology, uma laminadora e beneficiadora de vidros especiais. Em sua linha de produção, as duas peças de vidro receberam entre elas a aplicação de uma película de PVB personalizada e, por fim, foram laminadas em uma autoclave.
Dada por finalizada, a prancha de vidro foi embalada e levada até uma estação de esqui em Abetone, na região da Toscana. Lee parecia não acreditar que estava descendo a geleira com uma prancha de snowboard feita em vidro transparente, “nada se compara a olhar sob seus pés uma prancha com clareza cristalina”, afirma o empresário.
A nota triste é que durante as manobras uma das peças chegou a estourar, mas graças à película de PVB os cacos se mantiveram compactados, porém nada que tirasse dos aventureiros a empolgação pelo feito.