Pesquisadores japoneses criam espelho interativo que altera expressões faciais (vídeo)

Espelho mapeia a expressão e manipula pequenas mudanças em áreas-chave do rosto. Tecnologia visa influenciar o estado emocional das pessoas através de um feedback facial.

espelho-interativo-incendiary-reflection-por-shigeo-yoshida
Espelho interativo Incendiary Reflection por Shigeo Yoshida.

 

Pesquisadores da Universidade de Tóquio desenvolveram um espelho interativo capaz de alterar as expressões faciais das pessoas. O protótipo consiste em um monitor e uma câmera que mapeia a expressão e manipula em tempo real pequenas mudanças em áreas-chave do rosto, como os cantos dos olhos e da boca, alterando sutilmente o humor da imagem “refletida”.

O programa é capaz de simular sorrisos e expressões sérias, alternando de acordo com a expressão captada. Segundo a japonesa Shigeo Yoshida, responsável pelo “Incendiary Reflection”, a ideia por trás do projeto seria influenciar o estado emocional das pessoas através de um feedback facial, ou seja, afetar o humor delas ao verem as imagens geradas pelo programa.

A inspiração para a tecnologia vem de uma teoria conhecida como “Facial Feedback Hypothesis”. A teoria afirma que existe uma relação direta entre o movimento muscular facial e a reação emocional. A equipe de pesquisadores de fato notou uma correlação em suas pesquisas entre o feedback facial e o estado emocional subsequente do usuário, como se nossas emoções mudassem lentamente para combinar com as expressões exibidas no espelho.

Fonte: PSFK