Estudos mostram que micro pedaços de vidro metálico submetidos à uma enorme pressão reúnem seus átomos como um cristal
Cientistas ainda não compreendem por que o vidro é sólido e como ele se forma. Mesmo no estado sólido, o vidro possui organização molecular de um líquido. “Vidros são os mais espessos e densos líquidos e os mais desordenados e desestruturados sólidos”, disse Peter Harrowell, professor de química na Universidade Sydney, Austrália, acrescentando que podem ser formados de diferentes matérias-primas. “Eles representam um quebra-cabeças complexo e profundo”.
Philip Anderson, físico da Universidade de Princeton que ganhou o Nobel, escreveu em 1995 que “o problema mais profundo e mais interessante que ainda pede solução na teoria sobre o estado sólido é provavelmente o da natureza e da transição do vidro”.
Mas um grupo de cientistas norte-americanos e chineses conseguiu organizar os átomos de um tipo de vidro em estruturas ordenadas como cristais. A novidade é descrita na edição da revista “Science”, divulgada na última sexta-feira (16).
O vidro comum encontrado em janelas é uma substância com átomos sem um arranjo definido. Agora, com a ajuda de uma bigorna feita de diamante, pedaços de vidro metálico com centímetros de comprimentos e extremamente finos foram submetidos a uma pressão de 250 mil atmosferas e tiveram seus átomos reunidos no formato de um único cristal.
A princípio, os cientistas não estavam à procura da nova estrutura para os átomos do material – apenas estudavam como o vidro metálico se comporta em condições extremas como a de alta pressão.
Vidros metálicos são feitos a partir de ligas de dois elementos químicos: o alumínio e o cério. Resistentes à corrosão e ao desgaste, são materiais com propriedades magnéticas especiais e são usados em dispositivos antifurtos.
As características dos vidros metálicos são estudadas há meio século. Desde 1982, os cientistas descobriram que os átomos desses materiais conseguem se organizar em pequena escala. Faltava saber como obter o mesmo efeito com muitos átomos de uma vez sendo ordenados.