Nasa lança sonda espacial a Júpiter movida a energia solar

A previsão é que Juno, que demorou 8 anos para ser construída, chegue ao seu destino em julho de 2016

Sonda Espacial Juno Ruma a Jupiter - Nasa
Assim que chega ao espaço, os painéis solares são abertos instantes após a separação do foguete de lançamento

A Nasa lançou nesta sexta-feira (5) às13h25 (horário de Brasília) a sonda de exploração espacial Juno em direção a Júpiter, a fim de tentar melhor compreender como se formou este enorme planeta gasoso e, por extensão,”qual é a receita de fabricação dos planetas”.

A contagem foi interrompida por conta de um problema de última hora por um vazamento de gás hélio no foguete que transportou a sonda.

A sonda avaliada em 1,1 bilhão de dólares, vai viver uma odisseia de cinco anos em direção ao mais maciço dos planetas do sistema solar.  A nave volta a passar pela Terra em 2013, para usar a gravidade de nosso planeta como um estilingue para lançá-la em direção a Júpiter, onde chegar em julho de 2016.

O equipamento foi desenhado para viajar pelo o espaço a bordo do foguete não tripulado Atlas V. Depois de decolar de Cabo Canaveral, na Flórida, Juno se encontra “a cinco anos e 2,8 bilhões de quilômetros de Júpiter”, afirmou a Nasa. Seu nome representa a deusa que, na mitologia romana, é ao mesmo tempo mulher e irmã de Júpiter, e também símbolo da maternidade e da família.

Movida pela energia solar, a nave, quando estiver distante do sol, será alimentada por três painéis solares, que, segundo a NASA, se estendem por 20 metros sobre o exterior da nave, possibilitando que sejam atingidos pelos raios. Os painéis permanecerão sob a luz solar de forma contínua, desde o lançamento da nave até o final da missão, exceto pelos poucos minutos de sobrevoo na Terra.

Assim que chegar a seu destino, em julho de 2016, a nave orbitará os polos do gigantesco planeta, que supostamente foi o primeiro a ser formar em torno do Sol e cuja massa é duas vezes superior a de todos os planetas do Sistema Solar juntos.

Lançamento do Foguete Atlas com a Sonda Espacial Juno
Lançamento do foguete Atlas V, que levou a sonda espacial Juno em sua missão de cinco anos até Júpiter
Painéis Solares da Sonda Espacial Juno
Montagem dos painéis solares. Segundo a NASA, eles se estendem por 20 metros sobre o exterior da nave

Fonte: AFP