Maior aquário cônico do mundo possui elevador de vidro

Destaque de um luxuoso shopping em Marrocos, Aquadream imerge seus visitantes durante cinco minutos em seu universo subaquático

Aquadream - Maior Aquário Cônico do Mundo - Morocco Mall, Marrocos - pela ICM e RPT
O elevador de vidro se move dentro de um cilindro interno de acrílico, no centro do aquário

 

Concebido como elemento central do luxuoso Morocco Mall, novo shopping center de Marrocos, em Casablanca, o Aquadream foi inaugurado em dezembro como primeiro e maior aquário cônico do mundo.

Feito em acrílico, o aquário conta com um impressionante elevador de vidro em seu interior, para que os visitantes possam interagir com os seres subaquáticos, trazendo mais realismo à experiência.

A International Concept Management (ICM), empresa responsável pelo projeto e construção do AquaDream, criou um aquário semelhante em 2003. Localizado dentro Hotel Radisson de Berlim, na Alemanha, o AquaDom é o maior aquário cilíndrico do mundo, e também conta com um elevador todo em vidro.

Em ambos os projetos, a ICM contou com a parceria da fabricante de acrílico Reynolds Polymer Technology (RPT), responsável pela fabricação e montagem dos painéis de acrílico, e fornecimento do cilindro interno para o elevador.

“O Aquadream apresentou desafios na complexidade do design”, explicou Roger R. Reynolds III, diretor executivo da ICM, “mas com nosso conhecimento técnico adquirido no AquaDom em Berlim, desenhamos e construímos com sucesso este aquário para cumprir a visão do projeto, mantendo ao mesmo tempo nossos estritos padrões de segurança”.

O aquário marroquino que, parece um cone invertido, possui 9,3 metros de altura, 13,4 metros de diâmetro no seu ponto mais largo e 12,1 metros de diâmetro na parte inferior do cone, com painéis de acrílico de 7,8 metros de altura e 12 cm de espessura. Tudo isso para comportar um milhão de litros de água salgada que, serve de lar para 3.000 espécies de peixes, incluindo tubarões e arraias.

No entanto, nenhuma das rochas e corais são reais. As mais de 3.500 peças de corais foram criadas com concreto e outros materiais não tóxicos.

No Aquadream, a ICM enfrentou um desafio de engenharia que não estava presente em Berlim. O Morocco Mall, maior shopping da África, está localizado numa zona sísmica, o que demandava uma estrutura capaz de suportar grandes terremotos.

O projeto foi posto à prova quando dois terremotos atingiram o shopping durante a construção do aquário e o mesmo saiu ileso.

Elevador de Vidro  do Aquadream - Maior Aquário Cônico do Mundo - Morocco Mall, Marrocos - pela ICM e RPT
Vista interna do elevador
Maior Aquário Cônico do Mundo - Aquadream Morocco Mall, Marrocos - pela ICM e RPT
O Aquadream é mais um projeto fruto da parceria entra a ICM e a RPT