Muito utilizada em forros e revestimentos de paredes ela possui características de isolação térmica e alto desempenho acústico
A origem da lã de vidro provém de uma substância líquida inorgânica obtida através de um composto básico de vários elementos: a sílica, em forma de areia, que assume o papel de vitrificante, o carbonato de sódio, sulfato de sódio e potássio, para que a temperatura de fusão seja mais baixa, e o carbonato de cálcio e magnésio, como estabilizantes para conferirem a este material uma elevada resistência à humidade.
Processo Produtivo
A lã de vidro é um componente fabricado em alto-forno a partir de sílica e sódio, que elevados a temperatura de aproximadamente 1500°C, formam uma massa em estado plástico de altíssima viscosidade, que aumenta à medida que arrefece, mantendo-se em estado de sobre fusão sem cristalizar.
Este aglomerado utilizado normalmente em forros e revestimentos de paredes, apresenta características de isolação térmica, contribuindo para redução da troca de calor e proporcionando conforto térmico e economia de energia, é muito utilizado no interior de refrigeradores. Apresenta também alto desempenho acústico, com a absorção de sons e ruídos.
A lã de vidro pode ser apresentada na forma de mantas que, ao serem instaladas, adquirem a forma da área que vai ser isolada. Nesse caso, o produto não recebe aplicação de resina, sendo comercializado na forma de grandes rolos.
Mas no mercado há uma infinidade de formas comercializadas, rolos e painéis em várias densidades e espessuras, aglomerados por resinas sintéticas.
Aplicação e Durabilidade
Devido às suas características tanto térmicas como acústicas, a lã de vidro atende os mercados da construção civil, industrial e automóvel entre outros. É durável,mantendo as suas capacidades ao longo do tempo, não se comprometendo nem quando exposto à maresia, bem como, não se deixa atacar nem destruir pela ação de roedores, não favorece a proliferação de fungos ou bactérias e não ataca as superfícies com que se encontra em contato.
A instalação de lã de vidro sob as telhas, na forma de mantas ou de forro reduz significativamente a entrada de calor ao ambiente. Também pode ser usada em coberturas com telhas do tipo sanduíche. Além disso, contribui para reduzir significativamente o ruído gerado pela chuva em coberturas metálicas.
Selecionamos alguns produtos que fazem parte desse universo:
Feltro
Feltro de Lamelas
Feltro Ensacado
Feltro Aluminizado
Feltro Flexível
Forro
Lã Branca
Manta
Manta Costurada
Manta Industrial
Manta Plastificada
Painel
Painel Rígido
Painel Semi-Rígido
Painel Ensacado
Tubo Bi-Partido
Cordão Industrial
Impactos Associados
A sua produção está associada à geração de partículas para a atmosfera e à emissão de gases tipo NOx, SO2 e CO2. Implica gastos significativos de energia e água. No entanto se lhe atribuirmos um uso adequado, no que diz respeito ao isolamento térmico, a economia de energia gerada poderá superar este impato negativo.
A lã de vidro é do tipo de fibra que não tem nenhuma relação com as fibras de
amianto, atualmente alvo de restrições de uso. É um material não
cancerígeno. Também não contribui para a proliferação de ratos, insetos, fungos e bactérias. A sua produção gera resíduos que são depositados em aterro para resíduos industriais não perigosos.