Instalação intitulada Vestige revela seis figuras com silhuetas humanas refletindo a mata e tornando-se imperceptíveis
Sucesso de público e crítica, a instalação Vestige, idealizada pelo escultor escocês Rob Mulholland mostra uma série de seis esculturas espelhadas com silhuetas humanas que se camuflam em um parque na Escócia.
Criada para ser provisória, as figuras masculinas e femininas em tamanho real ganharam tanta popularidade que se tornaram uma instalação permanente em torno do David Marshall Lodge.
A proposta do artista era fazer os visitantes refletirem sobre o impacto do homem na natureza. Segundo Mulholland, esta região florestal foi plantada pelo governo escocês após a Primeira Guerra Mundial, devido a enorme escassez de madeira, desapropriando pequenas comunidades agrícolas. O artista conta que sua intenção foi criar um vestígio das pessoas que ocuparam e viveram neste espaço.
A comparação com a criatura alienígena do filme Predador, estrelado por Arnold Schwarzenegger na década de 80, se torna inevitável. Na Vestige, o escultor moldou as esculturas em perspex, uma espécie de acrílico, e depois as revestiu com espelho, tornando-as quase que imperceptíveis na mata.
Em julho, as imagens estarão na 8ª Godington House Sculpture, em Londres.