Utilizando a interface Multi-Touch do iPad para projetar imagens em um espelho cilíndrico, pesquisadoras japonesas conseguiram criar a ilusão de uma imagem 3D que pode ser girada em 360º
Utilizando um iPad e um espelho cilíndrico, pesquisadoras japonesas da Ochanomizu Women’s University, no Japão, conseguiram criar interessantes ilusões ópticas na tela do tablet.
A equipe se baseou em uma técnica desenvolvida por pintores do século 16, conhecida como Anamorfose. Nela os artistas criavam imagens cuidadosamente distorcidas, que só poderiam ser visualizadas em um determinado ângulo ou através de espelhos cilíndricos. Segundo o Gizmag, a técnica foi criada para ocultar informações e imagens em obras.
Talvez a obra mais conhecida seja ‘Os Embaixadores’, de 1533, feita pelo artista Hans Holbein. Na pintura, o que parece ser apenas uma mancha cinza, quando vista com o auxílio de um espelho se revela um crânio humano.
Utilizando a interface Multi-Touch do iPad para projetar imagens comuns (2D) em um espelho cilíndrico, as pesquisadoras conseguiram criar a ilusão de uma imagem 3D que pode ser girada com o espelho em até 360 graus.
“Percebemos que a anamorfose pode projetar imagens em 3D utilizando dados em 2D, por isso desenvolvemos um sistema interativo chamado ‘Anamorphicons’, afirmou a pesquidora Chihiro Suga.
O espelho utilizado no experimento possui duas canetas desenvolvidas para entrar em contato com o display do iPad. A base superior do espelho em alumínio e as canetas estão conectadas por uma fiação interna e assim que entram em contato com a tela, o Anamorphicons é acionado e a exibição de imagens se inicia.
Segundo o Ubergizmo, as pesquisadoras planejam utilizar a tecnologia em sites de compras para tornar as lojas virtuais mais interativas e permitir que os usuários possam ter uma experiência mais tangível dos produtos.