Espelho que não inverte a imagem refletida é exposto em Nova York (vídeo)

Invenção de um professor de matemática permite refletir frases de forma legível, ou seja, escrita da esquerda para a direita.

espelho-que-nao-inverte-a-imagem-criado-pelo-professor-andrew-hicks
O espelho, em formato curvo e batizado de "Non-Reversing Mirror", ainda não possui aplicações práticas, mas ganhou espaço em uma galeria de arte em Nova York.

 

Há pouco mais de 6 meses, noticiamos a criação de um espelho capaz de triplicar o seu campo de visão e com uma mínima distorção. O invento, assinado pelo professor de matemática Andrew Hicks, da Universidade de Drexel, na Filadélfia (EUA), teria como aplicação prática espelhos retrovisores sem o chamado “ponto cego”.

Agora, Hicks anunciou a descoberta de outro aparato óptico que parece contrariar as leis da física. Trata-se de um espelho capaz de refletir uma imagem sem invertê-la.

O espelho, em formato curvo e batizado de “Non-Reversing Mirror”, ainda não possui aplicações práticas, mas ganhou espaço em uma galeria de arte em Nova York. Na exposição “P-R-O-C-E-S-S-E-S”, da artista plástica Robin Cameron, algumas peças foram utilizadas para refletir frases e textos de forma legível, ou seja, escrita da esquerda para a direita.

O professor universitário, conta que há anos se dedica à utilização de algoritmo matemático para calcular com precisão o ângulo da luz refletida por um espelho curvo. Tal estudo permite alterar o ângulo de visão dos espelhos e ainda elimina as distorções causadas por espelhos curvos comuns, que fazem as linhas retas das imagens parecerem curvas.

“Imagine que a superfície de um espelho é feita de minúsculos espelhos voltados para diferentes ângulos, como um globo espelhado de discoteca. O algoritmo é um conjunto de cálculos para manipular a direção de cada face espelhada do globo para que cada raio de luz refletido pelo espelho mostre uma imagem ampla e com o mínimo de distorções.” disse Hicks.

Fonte: Drexel Now