Os primeiro enfeites de vidro foram feitos pela primeira vez em Lauscha, na Alemanha
Natal te faz pensar em uma paisagem no deserto, os magos chegando, o menino Jesus na manjedoura ou o oposto? Uma paisagem gelada, papai Noel trabalhando, bonecos de neve e renas por toda parte? Independente qual o cenário que pintar na sua imaginação, você poderá montá-lo com enfeites de vidro e fibra de vidro.
Para quem pode comprá-los, vale a pena, já que os ornamentos quase sempre podem ser reutilizados no próximo ano. Mas, para quem prefere produzir sua própria coleção, pode reaproveitar desde lâmpadas antigas e transformá-los em lindos enfeites natalinos.
As primeiras árvores de natal eram enfeitadas com maçãs, cordas de pipoca, bastões de doces, flores, etc. Os primeiro enfeites de vidro foram feitos pela primeira vez em Lauscha, na Alemanha, por Hans Greiner, que produziu guirlandas de contas de vidro parecidas aos fios de pípocas usados anteriormente. A popularidades destes enfeites cresceu com a produção de figuras feitas de vidro por artesãos.
Os artesãos aqueciam um tubo de vidro sobre uma chama, em seguida, o tubo era inserido em um molde de barro. O vidro aquecido era soprado e se expandia tomando a forma do molde. Os ornamentos originais foram nas formas de frutas e nozes.