Como instalar tijolos de vidro

Saiba a maneira correta de utilizar os tijolos de vidro para evitar futuros problemas

O tijolo de vidro, ou bloco de vidro, foi criado para atender às necessidades daqueles que precisavam fazer alguma divisória em um projeto mas não podiam abrir mão da luminosidade. Com o tempo ele foi ganhando destaque, sendo usado por arquitetos e designers como opção para decorar e ambientar paredes e bancadas em projetos ousados e de muito bom gosto.

Para sua correta instalação, porém, são necessárias algumas atenções especiais. Saiba a maneira correta de utilizar os blocos de vidro para evitar futuros problemas. Para começar, determine a quantidade de material necessário para a construção de seu painel de blocos de vidro. Considere que para a construção de 1m2 de parede regular você irá utilizar 25 blocos de Vidro; 5 kg de argamassa; 2 kg de rejuntamento; Esponja para limpeza do bloco; Nível; Martelo de borracha. É recomendada também a aquisição de um espaçador para cada bloco de vidro, a fim de garantir uniformidade das juntas.

Espaçadores

Espaçador normal: será utilizado no encontro de quatro blocos
Espaçador tipo “T”: Será obtido do espaçador tipo normal retirando-se as “orelhas” e uma perna de cada lado do mesmo
Espaçador tipo “L”: Será obtido do espaçador tipo normal retirando-se as “orelhas” e duas pernas de cada lado do mesmo
Assente o primeiro bloco de vidro no canto do painel. Para melhor fixação, use espaçadores tipo “T” e “L” na parte inferior da primeira fila de blocos de vidro. Após assentado o primeiro bloco, verifique se ele está certo para o nível vertical e horizontal.
Após a verificação da fileira do nivelamento, assente o restante da fileira utilizando espaçadores tipo “T” e no final espaçador tipo “L”.
Para o assentamento dos demais blocos, utilize espaçadores no encontro destes, como pode ser visto no desenho. Jamais assente um bloco encostado no outro.
Depois que todos os blocos estiverem assentados e a argamassa estiver seca, quebre a “orelha” de plástico do espaçador que ficou para fora. Com uma esponja úmida, limpe os blocos antes que a massa seque completamente sobre as faces dos mesmos. Ao final do processo, rejunte as frestas com cimento branco ou outro tipo de rejunte para azulejos.

Fonte: Reforma Fácil