Carros conceitos e suas tecnologias aplicadas ao vidro

Em breve no mercado, conheça algumas novidades das montadoras: tetos panorâmicos, telas multitoques, tecnologias head-up e muita conectividade

 

Tecnologias aplicadas ao vidro que antes eram considerados de luxo, como GPS, telas multimídia sensíveis ao toque e teto solar, hoje são acessíveis em diversos modelos populares, a pequenos investimentos. Mas, que tipo de carro, conceito ou tecnologia começará a aparecer nas ruas em alguns anos? Confira algumas delas

 

Alfa Romeo Pandion

Desenhado pelo estúdio Stile Bertone (que já desenhou carros como o Alfa Romeo GT e o Lamborghini Diablo SV, dentre outros), este cupê esportivo de quatro lugares foi concebido em comemoração aos 100 anos da Alfa Romeo com o consagrado motor V8 Alfa Romeo 8C Competizione, capaz de atingir 292 km/h, indo de 0 a 100km/h em apenas 4.2 segundos. Seu destaque, no entanto, é o vidro inteiriço que acompanha toda a curva da carroceria.

O nome do modelo é inspirado no nome científico de uma ave de rapina chamada popularmente de falcão do mar.

Alfa Romeo Pandion - Estúdio Stile Bertone
Carro conceito da marca italiana foi apresentado no Salão de Genebra do ano passado
Alfa Romeo Pandion pelo Estúdio Stile Bertone
O grande destaque do conceito é o teto panorâmico, que une para-brisa e vidro traseiro em uma peça única
Alfa Romeo Pandion - por Stile Bertone
Com nome inspirado em uma ave de rapina, expectativa é que o Pandion venha equipado com o motor V8 do Alfa Romeo 8C Competizione

 

Mazda Shinari

Este cupê de quatro lugares é o primeiro veículo da nova série Kodo (“Soul of Motion”) de design de carros da Mazda, inspirada na musculatura de uma guepardo em alta velocidade. Com entradas de ar e um motor supereconomico Sky-G de quatro cilindros (de 2 litros) da própria fabricante.

Mazda Shinari - Série Kodo - Soul of Motion
O Mazda Shinari Concept é um cupê esportivo de quatro portas, feito em parceria pelos estúdios de design da Mazda nos EUA, na Alemanha e no Japão
Mazda Shinari - Interior e Teto Panoramico
Os executivos da Mazda também tem como objetivo melhorar a qualidade do interior de seus veículos. Eles querem chegar ao mesmo nível de BMW e Audi, de acordo com o diretor de design da Mazda North America, Derek Jenkins.
Mazda Shinari - Carro Conceito
As informações da Mazda dão conta de que as linhas de estilo do Mazda Shinari Concept mostram a direção de design que os carros da marca terão no futuro, fato comentado pelo gerente da divisão de design da Mazda, Ikuo Maeda.
Mazda Shinari - Traseira
O cupê protótipo estreia o termo “Kodo”, que significa “alma em movimento”, estilo que a montadora vai adotar.

 

BMW Vision ConnectedDrive

O carro-conceito conversível de dois lugares BMW Vision ConnectedDrive é o sonho de todo nerd. Com motor elétrico híbrido turbo diesel integrado a dois propulsores elétricos auxiliares e um design modernizado do clássico Z1, o apaixonate roadster da BMW possui integrado a si um sistema de controle avançado de monitoramento de trânsito baseado em realidade aumentada – denominada pela fabricante como Connected Drive.

Esse sistema analisa o tráfego ao redor do veículo e fornece sugestões sobre o que fazer ao motorista, como atalhos para evitar o trânsito e mudanças de direção repentinas, além de conduzir o veículo sozinho, se necessário. E como se não bastasse, você pode manipular arquivos e aplicativos do seu smartphone pelo Vision ConnectedDrive – que projeta todas essas informações no vidro do automóvel.

Mas qual seria a utilidade deste sistema? A BMW cita um exemplo bastante prático: se o proprietário for a um restaurante e deixar o carro, o sistema se encarregaria de encontrar um estacionamento nos arredores do estabelecimento e conduziria o veículo até o local.

 

BMW Vision ConnectedDrive
O conceitual BMW Visio ConnectedDrive chama atenção também pelo software inteligente que possibilita ao piloto automático conduzir o veículo até em estacionamentos ou locais onde o proprietário esteja aguardando o automóvel.
BMW-Vision-ConnectedDrive-Head-up-Display
Todas essas configurações devem ser facilmente acessadas através do painel principal, o qual fica bem próximo do motorista. Algumas informações podem ser projetadas no vidro do BMW Vision ConnectedDrive, para que o condutor tenha facilidade na hora visualizar rotas e outros detalhes
BMW-Vision-ConnectedDrive-Interior
No interior do conceito, o painel apresenta um novo tipo de display 3D, que apresentará as informações do sistema de navegação.
BMW-Vision-ConnectedDrive-Traseira
Tanto os faróis quanto as lanternas em formato de L mostram um pouco as idéias que o designer Adrian von Hooydonk tem para o futuro da marca. Uma fonte envolvida no desenvolvimento do conceito comentou que existem certas características no BMW Vision ConnectedDrive que serão vistas em modelos de produção dentro de alguns anos.

 

Peugeot SXC

Este modelo da francesa Peugeot foi eleito o carro-conceito mais bonito do ano no Salão de Xangai, e isso graças à nova identidade visual incorporado pela montadora, com elementos de modelos esportivo e perua.

O SXC Concept foi apresentado com quatro bancos individuais, modernos faróis LED, rodas de 20″, teto panorâmico envidraçado e borda de acabamento lateral dos vidros em alumínio escovado. Outro destaque fica por conta do seu motor com a tecnologia HYbrid4, um motor à combustão 1.6 turbo de 218 cavalos na frente e um motor elétrico de 95 cavalos atrás, que permitem tração nas quatro rodas quando ambos motores funcionam ao mesmo tempo e ainda podem circular a baixa velocidade em modo “emissão zero”, utilizando apenas o motor elétrico.

Peugeot SXC Concept
Um estudo de design feito pelo estúdio da Peugeot na China, se encarregou em dar vida ao protótipo. A sigla SXC significa Shanghai Cross Concept, e o modelo mostra um crossover feito especialmente para agradar o consumidor chinês. na frente se destacam os faróis LEDs alusivos ao olhar de leão, animal símbolo da marca.
Peugeot SXC Concept - Teto Panoramico de Vidro
A Peugeot diz que o SXC Concept junta características de SUV e sedã. Na dianteira, os faróis não poderiam ser mais finos, e a lataria é bem esculpida e trabalhada. O perfil é quase que o de um cupê, com portas suicida e teto de vidro.
Painel Peugeot SXC Concept
No interior, o formato das telas do painel, do volante e da manopla de câmbio foram inspirados em jatos
Peugeot SXC Concept - Bancos Individuais
As barras do teto e a borda da superfície lateral envidraçada são em alumínio escovado e dão um toque sofisticado ao conjunto. Destaque também para o teto panorâmico em duas partes e as portas traseiras, que se abrem para a frente e garantem bom acesso ao habitáculo. O espaço interno é amplo e bem dividido entre os quatro ocupantes, que têm cada um seu lugar bem definido.
Peugeot SXC Concept - Traseira
lanternas traseiras em formato de bumerangue formam um conjunto esportivo. Suas medidas são de 4,87 metros de comprimento, 1,61 de altura e 2,03 de largura. Ou seja, o crossover é um veículo bem maior do que parece, com comprimento de sedã grande, e largura ainda maior.