Em breve no mercado, conheça algumas novidades das montadoras: tetos panorâmicos, telas multitoques, tecnologias head-up e muita conectividade
Tecnologias aplicadas ao vidro que antes eram considerados de luxo, como GPS, telas multimídia sensíveis ao toque e teto solar, hoje são acessíveis em diversos modelos populares, a pequenos investimentos. Mas, que tipo de carro, conceito ou tecnologia começará a aparecer nas ruas em alguns anos? Confira algumas delas
Alfa Romeo Pandion
Desenhado pelo estúdio Stile Bertone (que já desenhou carros como o Alfa Romeo GT e o Lamborghini Diablo SV, dentre outros), este cupê esportivo de quatro lugares foi concebido em comemoração aos 100 anos da Alfa Romeo com o consagrado motor V8 Alfa Romeo 8C Competizione, capaz de atingir 292 km/h, indo de 0 a 100km/h em apenas 4.2 segundos. Seu destaque, no entanto, é o vidro inteiriço que acompanha toda a curva da carroceria.
O nome do modelo é inspirado no nome científico de uma ave de rapina chamada popularmente de falcão do mar.
Mazda Shinari
Este cupê de quatro lugares é o primeiro veículo da nova série Kodo (“Soul of Motion”) de design de carros da Mazda, inspirada na musculatura de uma guepardo em alta velocidade. Com entradas de ar e um motor supereconomico Sky-G de quatro cilindros (de 2 litros) da própria fabricante.
BMW Vision ConnectedDrive
O carro-conceito conversível de dois lugares BMW Vision ConnectedDrive é o sonho de todo nerd. Com motor elétrico híbrido turbo diesel integrado a dois propulsores elétricos auxiliares e um design modernizado do clássico Z1, o apaixonate roadster da BMW possui integrado a si um sistema de controle avançado de monitoramento de trânsito baseado em realidade aumentada – denominada pela fabricante como Connected Drive.
Esse sistema analisa o tráfego ao redor do veículo e fornece sugestões sobre o que fazer ao motorista, como atalhos para evitar o trânsito e mudanças de direção repentinas, além de conduzir o veículo sozinho, se necessário. E como se não bastasse, você pode manipular arquivos e aplicativos do seu smartphone pelo Vision ConnectedDrive – que projeta todas essas informações no vidro do automóvel.
Mas qual seria a utilidade deste sistema? A BMW cita um exemplo bastante prático: se o proprietário for a um restaurante e deixar o carro, o sistema se encarregaria de encontrar um estacionamento nos arredores do estabelecimento e conduziria o veículo até o local.
O conceitual BMW Visio ConnectedDrive chama atenção também pelo software inteligente que possibilita ao piloto automático conduzir o veículo até em estacionamentos ou locais onde o proprietário esteja aguardando o automóvel.
Todas essas configurações devem ser facilmente acessadas através do painel principal, o qual fica bem próximo do motorista. Algumas informações podem ser projetadas no vidro do BMW Vision ConnectedDrive, para que o condutor tenha facilidade na hora visualizar rotas e outros detalhes
No interior do conceito, o painel apresenta um novo tipo de display 3D, que apresentará as informações do sistema de navegação.
Peugeot SXC
Este modelo da francesa Peugeot foi eleito o carro-conceito mais bonito do ano no Salão de Xangai, e isso graças à nova identidade visual incorporado pela montadora, com elementos de modelos esportivo e perua.
O SXC Concept foi apresentado com quatro bancos individuais, modernos faróis LED, rodas de 20″, teto panorâmico envidraçado e borda de acabamento lateral dos vidros em alumínio escovado. Outro destaque fica por conta do seu motor com a tecnologia HYbrid4, um motor à combustão 1.6 turbo de 218 cavalos na frente e um motor elétrico de 95 cavalos atrás, que permitem tração nas quatro rodas quando ambos motores funcionam ao mesmo tempo e ainda podem circular a baixa velocidade em modo “emissão zero”, utilizando apenas o motor elétrico.