Segundo pesquisadores, cor azul do planeta HD 189733b não se origina da existência de oceanos, e sim da formação de tempestades de vidro líquido.
Com o uso do telescópio Hubble, a NASA divulgou imagens de um planeta com uma estética visual semelhante à da Terra. Fora de nosso sistema solar e situado a uma distância de 63 anos-luz de nosso planeta (63 trilhões de quilômetros), o HD 189733b chamou a atenção pela coloração azul de sua superfície.
O planeta foi descoberto em 2005 pelos astrónomos que trabalham com o Hubble, mas só agora eles conseguiram detetar que o azul do gigante gasoso não tem origem na formação de água, como na Terra, mas sim numa atmosfera com nuvens carregadas de partículas de Silicato.
Segundo alguns pesquisadores do Reino Unido, com temperaturas atingindo os mil graus celsius e com ventos soprando a mais de 7 mil Km/h, essas partículas são lançadas na atmosfera e condensadas com o calor, podendo formar chuvas torrenciais de vidro líquido.
E é na tempestade de vidro que está o segredo da cor azul. A formação de minúsculas gotas de vidro faz com que o planeta tenha uma maior capacidade de refletir a luz azul do que a vermelha, por exemplo.
A descoberta foi publicada na edição de agosto do The Astrophysical Journal Letters.