Mega aquários em vidro e acrílico que desafiam cálculos estruturais e nossa percepção de segurança
Toda relalidade e transparência proporcionada por estes submundos marinhos são possíveis devido ao emprego de materiais transparentes, inertes (não reagem quimicamente) e principalmente resistentes.
Sem vidros… sem aquários… sem a visão de uma diversidade de contornos, movimentos, cores, vegetação e rochas marinhas que hipnotizam e surpreendem qualquer olhar.
Abaixo uma mostra de aquários que se tornaram grandes atrações turísticas:
Georgia Aquarium
Considerado o maior aquário do mundo, o Georgia Aquarium, em Atlanta, Estados Unidos, é uma casa para mais de 120.000 animais de 500 espécies diferentes. Tem capacidade para mais de 8.1 milhões de galões de água marinha fresca. Para encher os tanques, o aquário usou mais de 30 milhões de litros de água doce e salgada. Para transformar o aquário em um habitat marinho, ou seja, salgado, foram adicionados 750 sacos de mil quilos de Instant Oceanandreg, equivalente a mais de 920 mil sacos de sal de cozinha.
A atração mais procurada do Aquário é o Ocean Voyager, que apresenta mais de 60 mil peixes em um tanque de quase 20 milhões de litros d’água, protegidos por mais de meio metro de acrílico. Para ter uma idéia, do tamanho desse tanque, nele tem dentro dois tubarões baleia (o maior tubarão do mundo, medindo 20 metros e pesando 15 toneladas). Além de garoupas, tubarões, arraias e duas baleias-brancas.
O tanque River Scout, conta com diversas espécias de peixes amazônicos, dentre eles pirarucus, pacus, tambaquis, peixes elétricos e pintados, entre outros. Porém a maioria das espécies vem de Taiwan.
Okinawa Churaumi Aquarium
O Okinawa Churaumi Aquarium fica no parque de exposições Ocean Expo Commemorative National Governmet Park, na cidade de Motubu, ilha de Okinawa no Japão.
Em segundo na lista de maiores do mundo, seu tanque principal, chamado de Mar Kuroshio, tem 7.500 metros cúbicos de água e apresenta um painel de vidro acrílico medindo 8,2 x 22,5 metros, com uma espessura de 60 centímetros, o maior painel do gênero no mundo quando o aquário foi aberto.
O tubarão-baleia é a maior atração do tanque principal, onde vivem outros 21 mil animais, de 740 espécies.
Dubai Aquarium & Underwater Zoo
O Dubai Aquarium & Underwater Zoo funciona no suntuoso Dubai Mall. No andar subterrâneo, o visitante entra num túnel, cercado por dez milhões de litros d’água, que permite visão panorâmica de 270 graus, de onde se tem visão privilegiada das mais exóticas formas de vida marinha.
Ao todo são três andares que somados possuem a extensão de 50 campos de futebol. Uma verdadeira maravilha da engenharia contendo diversos túneis com paredes de vidro.
Segundo o Wikipedia é o terceiro maior aquário do mundo, e tem mais de 33 mil animais vivos, representando mais de 85 espécies, incluindo mais de 400 tubarões.
AquaDom
Situado no interior do Hotel Radisson de Berlim, o AquaDom é o maior aquário cilíndrico do mundo, com seus impressionantes 25 metros de altura, 11 metros de diâmetro, 900.000 litros de água do mar e 2600 peixes de 56 espécies diferentes. A estrutura faz parte de um complexo chamado DomAquarée que contém também hotel, escritórios, restaurante e o Sea Life Center.
O AquaDom foi aberto em Dezembro 2003. Custou aproximadamente 12.8 milhão euros. O cilindro contém simplesmente o maior vidro acrílico já construído, trabalho da companhia Americana Reynolds Polymer Technology. Em seu interior passa um incrível elevador todo em vidro para que os visitantes tenham a sensação de estarem realmente no fundo do mar.
L’Oceanogràfic
Segundo o Wikipedia, o L’Oceanogràfic “é um complexo marinho situado no leste da cidade de Valência, na Espanha….. e tem 45 mil animais de 500 espécies diferentes.”
Parte integrante da intrigante Cidade das Artes e da Ciência, projetada pelo arquiteto Santiago Calatrava, o Oceanário de Valência é o maior aquário europeu. São 42 milhões de litros em tanques com formas pouco convencionais, como de iglu, lírio-d’água, violão. A fauna vai de tubarões e barracudas a morsas e pinguins, passando por leões-marinhos e baleias beluga.