Através do revolucionário programa CAD, arquitetos blob projetam ousadas formas em vidro e aço
Novo movimento arquitetônico, o Blobitecture, também chamado de “arquitetura blob” ou “blobism”, é um termo utilizado para descrever a criação de edifícios modernos com forma amorfa, chamada de blob-like. “Blobitecture” também é um termo cunhado pelo escritor William Safire do New York Times Magazine, para descrever ironicamente o súbito aumento dos edifícios descritos como ameba.
A Blobitecture é completamente diferente de qualquer outra forma arquitetônica, porque ela é praticamente criada por um programa de software chamado computer-aided design (CAD). Nesses trabalhos os arquitetos utilizam o CAD para manipular os edifícios e traçarem praticamente qualquer forma. A grande vantagem é que o software calcula automaticamente as equações matemáticas que vão dar a solidez estrutural do projeto. Antes do desenvolvimento do programa CAD, os arquitetos respeitados usavam formas geométricas, uma vez que confiavam na estabilidade destas formas estruturais. Agora, graças ao software CAD, a forma de um edifício tem possibilidades ilimitadas.
Atualmente, a maioria dos arquitetos blob utilizam esse mesmo programa para implementar arquiteturas de estruturas de vidro e de aço. Raramente ele é usado para residências privadas, porque o vidro e os materiais de aço deixam os “edifícios blob” bastantes transparentes. É muito mais freqüente a utilização dessa técnica para construções envolvendo atrações turísticas, como museus, teatros e salas de concerto. É também cada vez mais utilizada para construções científicas, tais como domos geodésicos e estufas utilizados por observatórios do tempo. Por fim, um maior número de edifícios comerciais são edificados com estruturas blob, como City Hall de Londres e muitos outros espalhados pelo mundo inteiro. Essa novo sistema é o futuro das empresa de arquitetura.
A Blobitecture surgiu na década de 1990 quando o sistemas CAD foi criado. Os arquitetos foram os primeiros profissionais do setor a utilizarem esse programa em designers de interiores. Em 1993, foi erguido o primeiro edifício utilizando a blobitecture: o Pavilhão da Água dos Países Baixos, um edifício totalmente projetado em CAD. Outros projetos de grande escala foram seguindo em rápida sucessão. Provavelmente, o mais conhecido deles seja o Museu Guggenheim Bilbao. Este museu, localizado em Bilbao, Espanha, foi projetado pelo renomado arquiteto canadense-americano Frank Gehry. Aberto ao público em 1997, ele possui várias curvas côncavas e convexas.
Hoje, os arquitetos contam com inúmeros programas de software de CAD para construir a arquitetura blob. A maioria dos programas CAD, como AutoCAD, permite ao utilizador criar uma base tridimensional sketch e manipular as linhas em direções diversas. Na arquitetura Blob existe várias possibilidades de o usuário fazer linhas onduladas e irregulares para embelezar seu projeto de construção. Nas fases posteriores do projeto da estrutura, os arquitetos podem usar CAD para especificar os materiais de construção e componentes internos do projeto.
Muitos arquitetos ambiciosos estão explorando blobism para abrilhantar a sua arquitetura a limites extremos. Construções desse tipo, utilizando o nível de CAD, devem ser feitas por arquitetos experientes e não por simples estudantes de arquitetura que, por modismo, estão escolhendo usar blobitecture para ganharem experiência em CAD.
Fonte: Portal Delta Net