Aliviar a tensão reciclando garrafas de vidro

O Glassphemy é uma espécie de recicloterapia onde garrafas de vidro são arremessadas em uma caixa de vidro blindado

“A reciclagem é tão chata”, disse Belt ao jornal The New York Times. “Nós tentamos torná-la um pouco mais emocionante”, completou o idealizador do projeto.

A iniciativa começou em Nova York, onde uma instalação brinca com a ideia do cidadão estressado e torna a reciclagem um ato muito mais, participativo. O Glassphemy, uma espécie de experimento eco-psicológico, foi instalado em um estacionamento no Brooklyn e trata-se de uma caixa de 20x30metros feita de aço e vidro blindado, com uma plataforma alta e um lugar onde as pessoas devem jogar suas garrafas de vidro de forma que quebrem. As paredes da caixa possuem sensores que detectam quando uma garrafa é jogada e luzes são ativadas através da vibração e do som da garrafa quebrada, elas começam a piscar ao som de músicas.

Por causa da perspectiva, quem está dentro da caixa pode inclusive mirar quem está fora dela – sem atingí-los, é claro, só pela diversão.  A ideia é de uma empresa chamada Macro-Sea, cujo último projeto instalou em Nova York piscinas feitas de caçambas de lixo. As garrafas vazias são doadas pelos bares da região, e depois de destruídas são recicladas Os pedaços de vidro quebrados na gigantesca caixa são recolhidos e reutilizados para fazer novas garrafas, vasos, etc, prolongando a vida desses materiais.  O projeto aproveita o stress do morador de uma metrópole e direciona para a causa da reciclagem, o que torna o processo bem mais divertido – o próprio estacionamento onde está a caixa de vidro se transformou numa espécie de balada para convidados, na estreia. Aliás, a área onde as garrafas são arremessadas tem iluminação especial, que ganha um efeito psicodélico no meio dos cacos de vidro.

Fonte: SWU